Quinta-feira, 9 de maio de 2019 - 10h51
As agências do Bradesco em Rondônia continuam
a ser palco de irregularidades no momento em que os funcionários têm que fazer o
exame médico periódico, situação que vem sendo denunciada pelo Sindicato dos
Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) desde o mês
de dezembro de 2018.
O método utilizado pela empresa -
contratada pelo Bradesco – continua inadequado, já que os funcionários são
obrigados a fazer os exames em uma van que fica localizada, na maioria das
vezes, em espaços de completo desconforto e literalmente ‘no aperto’, como é o
caso da agência de Ariquemes, em que o veículo-médico fica em um corredor do
lado de fora da agência, em um espaço muito estreito.
Além disso, a avaliação dos
especialistas que prestam o atendimento médico – quando entregue, em cópia, aos
trabalhadores - não apresenta as especificações de cada exame, ou detalha suas
restrições nas observações feitas no questionário respondido pelos
funcionários.
O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) apresentado
ao funcionário mostra apenas se ele está ‘apto’ ou ‘inapto’. Não há, em nenhum
ASO, as observações que deveriam ser incluídas em casos específicos, como os
funcionários que possuem alguma doença ocupacional, e que seus laudos deveriam
vir com as restrições profissionais - a que estes trabalhadores estão
submetidos - devidamente anotadas.
O trabalhador ou está apto, está inapto
ou está apto com restrições. Ou seja, quem tem LER/DORT não pode, por exemplo,
estar executando tarefas de digitação contínua ou movimentos pesados e que
comprometem a doença diagnosticada em outros exames, e nada disso é observado –
e devidamente registrado - na avaliação final que é repassada pela equipe médica.
“E não bastassem todas essas falhas nos exames,
o funcionário está sendo obrigado a assinar os exames médicos antes mesmo de
responder o questionário, antes mesmo de realizar o seu exame periódico, o que
é inadmissível. E devemos lembrar que essa prática equivocada e incorreta de
atendimento médico prestada aos funcionários já foi amplamente denunciada,
inclusive por matéria jornalística, e acontece em todas as agências do Bradesco
em Rondônia. Por isso vamos reiterar essa denúncia tanto na imprensa quanto no
Ministério Público do Trabalho, e vamos ainda pedir esclarecimentos e solução
do problema junto à diretoria nacional do banco”, destacou José Pinheiro, presidente
do SEEB-RO.
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