Terça-feira, 9 de dezembro de 2008 - 12h23
Na última sexta-feira, fiscais do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia com apoio de policiais militares estiveram no município de Ji-paraná, atendendo a solicitação de populares e de cirurgiões-dentistas, que denunciavam possíveis irregularidades no atendimento a saúde bucal, por falsos profissionais.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Odontologia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, a fiscalização tem intensificado o combate a prática ilegal, mas nos últimos meses denúncias "lamentáveis para a categoria, chegaram ao CRO, informando que um dentista formado dava cobertura a estes leigos", disse ela. O suspeito da prática foi conduzido a delegacia.
Outras irregularidades estão sendo combatidas pelo Conselho. O CD Milton Foroni, chefe da fiscalização da entidade disse que a orientação é no sentido de que os profissionais divulguem seus serviços de acordo com o Código de Ética Odontologia, que proíbe entre outros o anúncio de preços. Disse ainda que propaganda de especializações sem o profissional está registrado no Conselho é uma constante.
Não podem oferecer vantagens. "Vale um aparelho ortodôntico", por exemplo, para o CRO é crime contra os próprios colegas que trabalham com ética e probidade. "Nestes casos o dentista tem o paciente que merece e o paciente tem o dentista que merece, mas contrapondo tudo isto, o correto é o profissional atuar como determina o Código de Ética que é para todos", completou Milton Foroni.
Balanço
Este ano o Conselho realizou oito operações em diversos municípios. Em Porto Velho, dois falsos dentistas foram conduzidos a Central de Polícia e os equipamentos utilizados apreendidos. Uma sentença já foi determinada pelo poder judiciário. Um falso dentista pagou várias cestas básicas além de serviços alternativos como pena pela sua atuação como dentista. Em Ji-paraná também foi levado a delegacia local um falso dentista.
Fonte: Lenilson Guedes
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)