Quarta-feira, 13 de abril de 2022 - 15h18

Uma iniciativa que moderniza, amplia e fortalece os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Velho foi premiada nesta quarta-feira (13), no concurso Mostra Estadual “Brasil, aqui tem SUS”.
O sistema já está implantado no município e será apresentado no XXXVI Congresso do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), que acontece entre 12 a 15 de julho em Campo Grande-MS.
“Esta conquista nos enche de orgulho, mas é o benefício à população que conta. Com o sistema, o Samu otimiza os atendimentos, agiliza a resposta aos chamados e racionaliza gastos, entre outros benefícios”, comemora a secretária Eliana Pasini, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A entrega do prêmio aconteceu durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Rondônia(Cosems-RO). Outras cinco iniciativas das secretarias municipais também foram classificadas e serão apresentadas no Congresso Nacional do Conasems.
Projeto que deu o prêmio ao Samu é uma plataforma acessível pela internetSegundo a presidente do Cosems-RO, Tatiana Almeida, as iniciativas apresentadas na mostra estadual demonstram a capacidade e a determinação dos profissionais da saúde em buscar melhorias para o sistema.
PLATAFORMA
O projeto que deu o prêmio ao Samu de Porto Velho na mostra estadual é uma plataforma acessível pela internet.
É o sistema Vsky Samu, que permite que as equipes recebam chamados pelo telefone celular e transmitam informações, inclusive com fotografias, do local da ocorrência para a central do Samu, onde um médico regulador avalia os procedimentos a serem adotados.
O VSky também oferece informações sobre a melhor rota a ser utilizada pelas ambulâncias e indica os locais onde há mais ocorrências de acidentes.
“Eliminamos a tramitação de informações no formato físico, por papéis. Então, tudo é mais ágil”, explica Raymisson Correa, gerente do Samu, que recebeu a premiação com uma equipe de paramédicos.
Com o sistema, o Samu otimiza os atendimentosEle acrescenta que o sistema trouxe muitos benefícios desde que foi implantado em Porto Velho, principalmente no período em que havia mais ocorrências relacionadas à pandemia de covid-19.
Cada estado tem sua própria mostra local e as experiências serão escolhidas conforme os respectivos regulamentos.
As mostras procuram estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios e do Distrito Federal relacionadas ao SUS que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)