Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Iniciado obras no ambulatório de quimioterapia do HB


O governo de Rondônia iniciou as obras do Ambulatório de Oncologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). O setor, com capacidade para dez leitos, será utilizado para o atendimento em quimioterapia de pacientes portadores de câncer. O objetivo da administração Ivo Cassol é continuar o processo de melhora e ampliação dos serviços em saúde, oferecidos pela unidade. A previsão para a conclusão do ambulatório é de 45 dias. O HB também realiza cirurgias oncológicas, atendendo, em média, 20 intervenções ao mês. Com as novas obras, o atendimento será ampliado para 40 pacientes mensais.

“As obras seguem em ritmo acelerado. A farmácia para manipulação de produtos quimioterápicos já está pronta e os equipamentos para implementação do setor oncológico foram todos adquiridos. O local será fundamental, pois atenderá muitos pacientes que receberão a quimioterapia e poderão retornar a suas casas. O investimento foi realizado com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual”, acrescentou Amado Rahhal, diretor geral do HB.

Tratamento de crianças com câncer – Desde 2007, o HB é o único hospital, em Rondônia, credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Atualmente o HB possui uma ala com 20 leitos para tratamento de câncer. O local é totalmente adequado às normas do MS, contando com atendimentos específicos e auxiliares. O hospital conta ainda com laboratório patológico, serviço social e psicológico. Uma equipe com 04 médicos especialistas, enfermeiros e auxiliares trabalham diretamente com os pacientes.

“A unidade oferece também um setor próprio para tratamento de crianças com câncer e cirurgias oncológicas. O serviço atende mensalmente mais de 25 crianças. Estamos trabalhando com responsabilidade para ampliar a qualidade do atendimento do HB. Nos próximos dias também entregaremos a população o Laboratório de Análises Clínicas, que está em fase de conclusão”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
 
Fonte: A/I SESAU 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais