Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Inicia nesta quarta-feira força-tarefa para realizar mais de 2,4 mil cirurgias de catarata em Rondônia


Inicia nesta quarta-feira força-tarefa para realizar mais de 2,4 mil cirurgias de catarata em Rondônia - Gente de Opinião

Em todo o estado de Rondônia, de acordo com dados do Sistema de Regulação do (Sisreg) existem aguardando para realização de cirurgia de catarata, 2.263 pessoas em fila de espera desde março de 2015. É importante destacar que há situações em que o paciente necessita de cirurgia em apenas um dos olhos, e aqueles que precisam nos dois olhos, ou seja, podendo chegar a 4 mil cirurgias em espera.

Com o objetivo de reduzir esta fila, a partir desta quarta-feira (10), dia da Saúde Ocular, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia uma força tarefa para a realização de 2, 4 mil cirurgias de catarata , através da contratação de uma clínica de oftalmologia feita através de chamamento público.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Máximo, atender os pacientes que estão aguardando há anos pelo procedimento é prioridade.

” Nós temos pessoas aguardando desde 2015, imagina o sofrimento desta pessoa com sua visão comprometida, por isso estamos trabalhando com duas frentes através desta contratação que tem o objetivo de realizar 200 cirurgias por mês e também o serviço que já existe regularmente no Hospital de Base com uma média de 100 pacientes mês, conseguiremos amenizar bastante o problema”, destacou o secretário.

As pessoas que aguardam pelo procedimento começaram a ser contactadas desde o dia 5 de julho para iniciarem os exames e consultas pré-operatórias através da Policlínica Oswaldo Cruz, por isso é importante que mantenham seus dados atualizados nas unidades de saúde e que comparecem na data agendada.

Segundo a gerente de regulação, Kênia Ribeiro, os municípios que apresentam maior demanda reprimida em cirurgias de catarata são; Jí-Paraná, Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal e Jaru.

As cirurgias de catarata através dos SUS, são realizadas no Hospital de Base, quatro dias por semana. O setor de oftalmologia possui quatro médicos especializados neste tipo de procedimento, explicou o coordenado do setor Richael  Costa. ” A contratação deste serviço é primordial pois nosso número de especialistas ainda é incipiente diante da demanda crescente, todos os dias pessoas são inseridas na regulação.”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a catarata, associada ao envelhecimento da população é a principal causa de cegueira no mundo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada de

Governo deve promover novo mutirão de cirurgias

Governo deve promover novo mutirão de cirurgias

Em recente vídeo publicado nas redes sociais, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, divulgaram um enco

Semusa realiza abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Velho

Semusa realiza abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)