Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Influenza: Seminário reúne profissionais de saúde em RO


Realizado na manha desta quarta-feira (31), no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o seminário promovido pela Agencia Estadual de Saúde (Agevisa), reuniu profissionais da área para o aperfeiçoamento e sensibilização acerca do protocolo de tratamento e controle da Influenza no Estado. O governador Confúcio Moura esteve presente na solenidade de abertura do evento.

“Esse seminário foi motivado principalmente pelo município de Cujubim, onde tivemos alguns dos casos mais graves causando pânico na população”, afirmou o governador Confúcio Moura. No município, em virtude dos casos ocorridos, os moradores bloquearam a BR 364 e houve a necessidade de intervenção de uma equipe da Agevisa, que, coordenada pela diretora Arlete Baldez, esteve no local e realizou um plano de contenção e enfrentamento à doença.

Entendendo o caso

De acordo com a diretora da Agevisa, até a semana 29, no período compreendido entre maio e julho, foram notificados 57 casos suspeitos de infecção por Influenza no Estado. Deste montante, oito casos foram confirmados após exames clínicos em laboratórios conveniados à rede publica de saúde. Seis de H1N1, um de H3N1 e um Influenza B, sendo que três óbitos foram registrados, dois em Cujubim e um em União Bandeirantes, distrito da capital.

“Temos quase 50% de taxa de letalidade nos casos registrados, é um índice muito elevado. Precisamos entender o que ocorre para melhorar o enfrentamento”, ressaltou Arlete Baldez. “Aqui, no seminário, cada participante é um multiplicador. É importante que os profissionais saibam que há armas para combater a H1N1 e assim se tranquilizem para poder tranquilizar a população”.

Reforço

O Ministério da Saúde enviou dois consultores, Felipe Freitas e Rodrigo Said, que ao longo do dia discutiram com os participantes sobre a implantação do protocolo de controle da Influenza. “Quero destacar a importância de estarmos reunidos para discutir, o Ministério da Saúde tem procurado ao longo do ano organizar a rede de Saúde para o melhor atendimento a População”, observou Rodrigo Said.

“Parabenizo a iniciativa da Agevisa, em reunir todos os envolvidos no processo para discutir a implantação do protocolo de controle da Influenza”, disse o secretário adjunto Municipal de Saúde, Francisco Marto.

Segundo a enfermeira Maria Zilda Barros, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Agevisa, se espera com o evento fortalecer a capacidade de resposta da Vigilância em Saúde no enfrentamento da doença no Estado.

Sintomas

Com sintomas semelhantes aos da gripe comum, febre alta e tosse, em alguns casos podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

Nos casos mais avançados, o doente pode apresentar falta de ar, dores no peito, tontura, confusão mental, fraqueza e desidratação. Em crianças pequenas podem surgir dificuldades respiratórias e elas se recusarem a ingerir líquidos. O período de incubação é de três a sete dias e o contágio de outras pessoas aparece até sete dias após o início da doença.

Fonte: Romeu Noé /  Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)