Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Inca lança vídeos educativos sobre prevenção do câncer



Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) lançou hoje (7), Dia Mundial da Saúde, quatro vídeos educativos sobre os temas alimentação saudável, atividade física, controle do peso e a relação desses fatores com o câncer. O trabalho resulta de parceria com a Associação Pró-Vita, dedicada à arrecadação de recursos para apoiar hospitais que fazem transplante de medula óssea.

Os vídeos já estão disponíveis no canal do Inca no YouTube e podem ser compartilhados nas redes sociais.

A nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca, Luciana Grucci Maya, destacou que existe forte relação entre hábitos alimentares e o câncer. “Através desses vídeos, a gente está buscando mostrar essa informação para a população com grande alcance, porque atualmente o vídeo é um meio de comunicação muito usado entre a população, e com informação de qualidade, segura, e uma linguagem popular e simples, de fácil entendimento por todo mundo”, disse Luciana.

De forma geral, a população não reconhece que o câncer, em alguns casos, é uma doença prevenível por meio da alimentação, da prática de atividade física e da manutenção do peso corporal adequado, avaliou a nutricionista.

Alimentação saudável

Segundo a nutricionista, não existe alimento milagroso capaz de prevenir o câncer. Mas é importante que as pessoas procurem ter uma alimentação saudável, que pode ser traduzida por alimentos in natura, minimamente processados. Segundo ela, também é importante resgatar o hábito de cozinhar os alimentos e preparar as refeições em casa, priorizar alimentos regionais, de cada época e, principalmente, diminuir o consumo dos alimentos ultraprocessados, que são aqueles prontos para aquecer e consumir.

“As pessoas estão passando a consumir em maior quantidade os alimentos ultraprocessados, em detrimento da alimentação saudável, que é a comida de verdade, feita em casa, com alimentos frescos, usando legumes e verduras, cereais. Você pode comer uma lasanha, mas vamos prepará-la em casa, incrementando com alguma verdura”, sugeriu.

Luciana lembrou que, na semana passada, o Inca lançou um primeiro vídeo de animação, com o tema “A saúde está na mesa”, visando discutir a relação entre obesidade infantil e câncer.

O coordenador da Associação Pró-Vita, Artur Santos, destacou que o tema alimentação saudável é muito importante. “As escolhas que fazemos na nossa alimentação podem evitar o surgimento de diversos tipos de câncer. Com a produção destes vídeos, a ideia é fomentar mais debate e levar informação de qualidade sobre o tema nutrição”, disse.

De acordo com o Inca, o alerta vale para toda a população e, em especial, para quem tem vida sedentária e histórico de câncer na família.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)