Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

I Encontro de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias


Com o objetivo de debater a Lei 10.507 de julho de 2002, que cria a profissão de Agentes Comunitários de Saúde, e a aplicação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde(PACS), que está sendo promovido no dia 10 de novembro, em Porto Velho, o I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

O evento contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.

O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que tem dado amplo apoio aos agentes de saúde, acredita que a iniciativa resultará numa maior articulação dos profissionais na luta por condições melhores de trabalho e salários.

Há atualmente no Brasil, cerca de 180 mil de agentes de saúde e agentes de endemia, realizando nas mais diferentes regiões, atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. Entre as atividades estão o cadastramento das famílias; o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, além da orientação sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição, assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids; promoção da saúde do idoso; apoio a portadores de deficiência psicofísica, entre outros.

Segundo Valverde a categoria precisa se organizar, visto que esses profissionais são regidos por um regime diferenciado de trabalho. O recrutamento dos agentes é feito através de processo seletivo no município, com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.

"Hoje o PACS é um programa independente, não está sujeito a vontade política. O programa persistirá porque é um dos principais elementos da atenção básica de saúde. Então esse encontro é um forma de discutir, como anda o PACS no estado, como tem sido aplicado os programas de endemias , além de saber dos profissionais, como está sendo a aplicação da lei", observou.

O I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, será realizado , às 8h30, no dia 10 de Novembro de 2007, no Auditório da ULBRA, em Porto Velho, e contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.

Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)