Quinta-feira, 8 de novembro de 2007 - 15h10
Com o objetivo de debater a Lei 10.507 de julho de 2002, que cria a profissão de Agentes Comunitários de Saúde, e a aplicação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde(PACS), que está sendo promovido no dia 10 de novembro, em Porto Velho, o I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.
O evento contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.
O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que tem dado amplo apoio aos agentes de saúde, acredita que a iniciativa resultará numa maior articulação dos profissionais na luta por condições melhores de trabalho e salários.
Há atualmente no Brasil, cerca de 180 mil de agentes de saúde e agentes de endemia, realizando nas mais diferentes regiões, atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. Entre as atividades estão o cadastramento das famílias; o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, além da orientação sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição, assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids; promoção da saúde do idoso; apoio a portadores de deficiência psicofísica, entre outros.
Segundo Valverde a categoria precisa se organizar, visto que esses profissionais são regidos por um regime diferenciado de trabalho. O recrutamento dos agentes é feito através de processo seletivo no município, com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.
"Hoje o PACS é um programa independente, não está sujeito a vontade política. O programa persistirá porque é um dos principais elementos da atenção básica de saúde. Então esse encontro é um forma de discutir, como anda o PACS no estado, como tem sido aplicado os programas de endemias , além de saber dos profissionais, como está sendo a aplicação da lei", observou.
O I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, será realizado , às 8h30, no dia 10 de Novembro de 2007, no Auditório da ULBRA, em Porto Velho, e contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.
Fonte: Leila Brito
Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado, 14 de junho, a Prefeitura de Porto Velho destaca a relevância do gesto voluntár
Hospital Regional de Cacoal potencializa atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade
O Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, oficializou a ampliação dos serviços especializados no Hospital Regional de Cacoa
Governo de RO inicia recuperação do barco hospital Walter Bartolo para atender ribeirinhos
Com uma operação em curso nas águas do Rio Mamoré, em Guajará-Mirim, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inici
Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma ação intensiva de vacinação contra a gripe no S