Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

I Encontro de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias


Com o objetivo de debater a Lei 10.507 de julho de 2002, que cria a profissão de Agentes Comunitários de Saúde, e a aplicação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde(PACS), que está sendo promovido no dia 10 de novembro, em Porto Velho, o I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

O evento contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.

O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que tem dado amplo apoio aos agentes de saúde, acredita que a iniciativa resultará numa maior articulação dos profissionais na luta por condições melhores de trabalho e salários.

Há atualmente no Brasil, cerca de 180 mil de agentes de saúde e agentes de endemia, realizando nas mais diferentes regiões, atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. Entre as atividades estão o cadastramento das famílias; o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, além da orientação sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição, assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids; promoção da saúde do idoso; apoio a portadores de deficiência psicofísica, entre outros.

Segundo Valverde a categoria precisa se organizar, visto que esses profissionais são regidos por um regime diferenciado de trabalho. O recrutamento dos agentes é feito através de processo seletivo no município, com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.

"Hoje o PACS é um programa independente, não está sujeito a vontade política. O programa persistirá porque é um dos principais elementos da atenção básica de saúde. Então esse encontro é um forma de discutir, como anda o PACS no estado, como tem sido aplicado os programas de endemias , além de saber dos profissionais, como está sendo a aplicação da lei", observou.

O I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, será realizado , às 8h30, no dia 10 de Novembro de 2007, no Auditório da ULBRA, em Porto Velho, e contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.

Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)