Sábado, 14 de dezembro de 2024 - 11h30

Ponto de atendimento de urgência e
emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no
segundo semestre de 2024, quase 20 mil pessoas, distribuídas entre pacientes
regulados, encaminhados e demanda espontânea. Entre os meses de julho a 10 de
dezembro, a unidade hospitalar atendeu um total de 19.770 pacientes de Porto Velho,
municípios de Rondônia, Acre (Rio Branco) e Amazonas (Humaitá e Lábrea), além
de pacientes do país vizinho, Bolívia.
De acordo com o Indicador de Performance do
HPSJPII, que identifica as entradas de pacientes, nos últimos seis meses, foram
atendidos por demanda espontânea 6.680 pacientes. Essas pessoas procuraram
diretamente o hospital para atendimento emergencial. Outros 9.596 foram
encaminhados, ou seja, pacientes que foram enviados por outras unidades de
saúde, e 3.494 atendimentos ocorreram através da regulação do hospital, ou
seja, agendados por meio do sistema de regulação da unidade hospitalar.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as
políticas públicas de saúde do estado asseguram maior eficácia no atendimento à
população. “O governo segue investindo e trabalhando para garantir um
atendimento de saúde pública com agilidade e eficiência”, ressaltou.
REGULAÇÃO EFICIENTE
Uma das estratégias realizadas pela Secretaria de
Estado de Saúde (Sesau) é a centralização da regulação de leitos para garantir
a qualidade de atendimento no João Paulo II. A unidade hospitalar possui
médicos direcionados à porta de entrada do hospital para orientar as
internações conforme a gravidade dos casos. A regulação assegura a redução do
tempo de espera e otimiza o uso dos leitos disponíveis. O método dessa triagem
garante que os pacientes que chegam espontaneamente, sejam atendidos,
priorizando os casos mais graves; organizando o fluxo de maneira equitativa.
Segundo a diretora-geral do João Paulo II, Nathália
Vitorino Bezerra, esta estratégia prioriza os casos de acordo com a
classificação de risco. “Quando surge uma vaga, a transferência é imediata,
permitindo assim, uma resposta ágil e eficiente. Isso tem melhorado o fluxo de
atendimento aos pacientes que chegam de todas as regiões do estado e de
localidades vizinhas”, explicou.
Os casos de pacientes encaminhados de outras
unidades se destacam:
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, salientou
que, o governo reafirma o empenho com a saúde pública, apresentando estratégias
eficientes para o atendimento aos pacientes que chegam ao João Paulo II. “Temos
uma das principais unidades de referência no estado, e os números refletem não
apenas o volume de atendimentos, mas também a complexidade dos casos
provenientes de diversas localidades e, sobretudo, a eficiência dos servidores
de saúde no atendimento em uma unidade de urgência e emergência.”
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)