Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital Infantil Cosme e Damião reforçado com leitos de UTI para tratamento contra a Influenza


Leitos de UTI são criados para tratamento das crianças no Hospital Cosme e Damião - Gente de Opinião
Leitos de UTI são criados para tratamento das crianças no Hospital Cosme e Damião

Com o alto avanço do surto de gripe, Rondônia tem visto crescer demandas de atendimentos para crianças e adultos nos hospitais.  Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Infantil Cosme e Damião, para tratar crianças com Influenza. A unidade precisou se adequar para isolar os pacientes e tratar de forma segura e célere todas as crianças testadas positivas com o vírus.

Outra medida para o tratamento, foi o reforço de profissionais da saúde do Hospital de Campanha para tratar pacientes no Cosme e Damião, como forma de otimizar o atendimento.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, orienta para os cuidados que pais devem ter com seus filhos para que não precisem ser hospitalizados. “É extremamente importante que todos se vacinem, inclusive crianças. O vírus está mais forte e se espalha muito rápido. Crianças tendem a ser infectadas com mais facilidade do que pelo coronavírus”, afirma o secretário.

O diretor do Hospital Cosme e Damião, Sérgio Pereira, também reforça o apelo. “As crianças de até 3 anos não utilizam máscara, portanto a possibilidade de ter contato com a influenza e outros vírus é maior, além de terem hábitos como colocar a mão ou objetos na boca com maior frequência”, explica.

Para o diretor a orientação é que “neste período é importante que todos evitem aglomerações ou contato com pessoas externas ao ambiente familiar”.

Os novos leitos de UTI, visam isolar as crianças para que não contaminem outros pacientes da enfermaria e da UTI que já existem na unidade.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)