Sábado, 31 de janeiro de 2009 - 07h50
Acontece nesta segunda-feira (02), a solenidade de recepção dos 20 novos médicos aprovados no programa estadual de Residência Médica. Os profissionais farão especializações nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, clínica médica, infectologia, ortopedia e pediatria. O evento, que será realizado as 10h00, no auditório do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), contará com a presença de representantes do governo de Rondônia e dos conselhos regional e federal de medicina.
"O objetivo da administração Ivo Cassol é o aperfeiçoamento profissional e científico do médico e principalmente a melhoria da assistência à comunidade. Esse trabalho pioneiro está revolucionando o processo de ensino da medicina no Estado, pois o funcionamento dos cursos de residência contribui diretamente no processo de formação e fixação de médicos em Rondônia. A solenidade contará ainda com a importante palestra do médico Roberto Luiz D'Avila, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina. O tema a Ética Médica", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
As especializações serão feitas em duas unidades do Estado. No Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) serão, 04 vagas para especialização em cirurgia geral, 02 em ortopedia, 04 vagas de pediatria, 04 para clínica médica e 04 em obstetrícia e ginecologia. No Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) serão 02 vagas para o curso de infectologia. O prazo, de duração dos cursos, é de dois a três anos. Cada residente também recebe uma bolsa de estudo no valor de R$ 1.915,45. Os alunos médicos que não moram em Porto Velho ainda recebem um auxílio moradia de aproximadamente R$ 290,00.
Programa influencia a fixação de médicos em Rondônia - "O programa de Residência Médica, implantado em 2006, já surtiu efeito na fixação de profissionais especializados em Rondônia. Em 2008 o curso formou 03 cirurgiões-gerais. Os médicos foram contratados pelo governo do Estado e estão atuando nas unidades estaduais de saúde. Em janeiro de 2009 o programa forma mais 02 cirurgiões-gerais, 03 pediatras, 02 ginecologistas e obstetras. Para tentar fixar esses 07 especialistas o Estado também está preparando um concurso público", destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)