Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Base fará transplante de rins


O Hospital de Base Ary Pinheiro implanta em seus serviços prestados à comunidade o transplante de rins. A informação é do diretor do HB, médico Amado Rahhal. O governador Ivo Cassol e o secretário de Saúde Milton  Moreira, colocaram oficialmente à disposição da população de Rondônia mais um serviço de tratamento de alta complexidade. O transplante de rins no Hospital de Base vai atender aos pacientes que antes faziam esse tipo de procedimento médico fora de domicilio, e agora poderão se tratar em Porto Velho , perto de suas famílias.
Preocupação e compromisso com a saúde de nossa população têm motivado o governador Ivo Cassol a investir, mais do que determina a Constituição Federal, no setor de saúde do Estado. “Só faltava sensibilidade e vontade política para que todo o sistema de saúde pública de Rondônia sofresse os investimentos tanto quantitativos, quanto qualitativo nessa área”, declara Rahhal.
Segundo o diretor do HB tanto o Estado e os parceiros sabem da necessidade de  investir, modernizar definitivamente toda a estrutura física, técnica e humana da Secretaria de Saúde. O transplante de rins no HB é resultado de determinação do próprio governador Ivo Cassol, que ficou preocupado com a quantidade de pessoas enfermas do Estado, que fazem tratamento fora de domicílio.
Três mil doentes e três mil acompanhantes oneram os cofres do Estado e da União no custeio desses tratamentos entre eles, transplantes de rins. O gerente do TFD Jair Rocha declarou que o transplante de rins, implantado no HB, é mais uma vitória da população. “É mais um compromisso do governador Ivo Cassol cumprido, que com essas medidas inovadoras investe alto, mas os benefícios e o retorno são maiores”, completou.
Em Rondônia, já existem listados para serem transplantados, mais de 50 pacientes. Amado Rahhal disse que “o transplante de rins no HB, é feito nos mesmos moldes e padrões de qualquer centro de saúde, do Sul e Sudeste do Brasil”.
Fonte: DECOM 

Mais Sobre Saúde

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Beatriz Cortês, de 68 anos, tomou a primeira dose da Coronavac no início de abril. O retorno da aposentada estava previsto para o dia 29 do mesmo mês.

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma cam