Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente

A certificação acontece anualmente, sendo realizada pela AMIB e pela Epimed. Nesta edição, foram avaliados 800 hospitais no Brasil, dos quais 304 foram certificados.


Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente - Gente de Opinião

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions realizam, anualmente, a certificação que reconhece as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com melhor desempenho no Brasil. A UTI do Hospital de Amor Amazônia foi certificada com o selo “UTI Eficiente”. 

Em 2024, foram avaliados 800 hospitais no país, e em março deste ano, a AMIB e a Epimed divulgaram as listas: 304 hospitais entre privados e públicos, foram certificados, sendo 82 com o selo “UTI Eficiente” e 164 com o selo “UTI Top Performer”. 

Para receber a certificação, são analisados diversos critérios que medem o desempenho de cada UTI, de acordo com o perfil dos pacientes. Dois desses critérios são utilizados como parâmetros principais: a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP). 

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Amor Amazônia conta com 10 leitos e, em 2024, registrou 706 internações. Receber essa certificação é motivo de muito orgulho, principalmente porque ela reconhece o compromisso contínuo com a excelência no cuidado intensivo, a preocupação constante com a segurança do paciente, a qualidade assistencial e a monitorização dos indicadores de desempenho. 

Segundo a coordenadora médica da UTI Adulto do HA Amazônia, Dra. Larissa Monteiro Guerzoni Gasparelo, essa certificação avalia muito mais do que números: mostra o compromisso dos profissionais e da instituição em oferecer o melhor tratamento de forma humanizada. 

“Na prática, esse selo simboliza muito mais do que números: ele reflete a dedicação diária de profissionais altamente capacitados, a busca constante por melhorias e o foco em oferecer uma assistência humanizada, baseada em evidências. Em uma região como a nossa, com tantos desafios logísticos e estruturais, essa conquista reafirma o papel do Hospital de Amor como referência em saúde de qualidade na região Norte. Esse reconhecimento nos fortalece e nos inspira a seguir evoluindo, com responsabilidade e paixão por cuidar. É um marco para a nossa UTI e para todo o hospital, e certamente um estímulo para novos avanços em prol dos nossos pacientes”, destaca a médica. 

Sobre o Hospital de Amor

Referência em excelência em oncologia, o Hospital de Amor fechou o ano de 2024 com 2.033.894 atendimentos realizados a 598.229 pacientes, vindos de 2.540 municípios — ou seja, no ano passado, o HA cuidou de pessoas oriundas de 45,6% das cidades do país. Todos esses atendimentos foram realizados de forma 100% gratuita. 

Atualmente, o déficit operacional da instituição ultrapassa R$ 1 milhão por dia, de acordo com o último balanço oficial divulgado. Isso ocorre porque o SUS cobre apenas 21% do custo operacional total da entidade. 

O HA conta com oito unidades de tratamento, três unidades de reabilitação, 24 unidades de prevenção e 52 unidades móveis.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Com média de até 12 procedimentos por dia, o Hospital de Retaguarda contribui diretamente para a redução das filas de espera por cirurgias. Apenas n

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)