Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Amor Amazônia contra o câncer de pulmão

A instituição realizará o rastreio do câncer de pulmão entre os dias 05 e 28 de agosto. As vagas são limitadas, sendo necessário agendamento prévio para atendimento


Hospital de Amor Amazônia contra o câncer de pulmão - Gente de Opinião

Com o objetivo de conscientizar a população e promover a detecção precoce do câncer de pulmão por meio da prevenção, o Hospital de Amor Amazônia realizará, entre os dias 5 e 28 de agosto (de segunda a sexta-feira), um mutirão de rastreamento da doença.

As vagas são limitadas e será necessário agendamento presencial, na recepção principal do Hospital de Amor Amazônia, a partir do dia 5 de agosto, das 8h às 17h. Para o agendamento, é necessário apresentar os seguintes documentos: Cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência.

Além dos exames de rastreamento, no dia 05 de agosto, o médico e chefe da cirurgia torácica do HA Amazônia, Dr. Nilton Sebastião, realizará uma palestra sobre o câncer de pulmão, às 8h30, na recepção principal do hospital.

Exame de rastreio

O rastreamento é indicado para pessoas entre 50 e 80 anos, que sejam fumantes ativos ou que tenham parado de fumar nos últimos 15 anos, com uma carga tabágica significativa, equivalente a 20 maços por ano.

“O exame de rastreamento consiste em uma tomografia computadorizada de baixa dose (TCBD), um procedimento rápido, indolor, sem contraste, que permite identificar nódulos pulmonares em estágios iniciais, quando ainda há grandes chances de cura”, explica o médico e chefe da cirurgia torácica do HA Amazônia, Dr. Nilton Sebastião.

Em 2024, o Hospital de Amor Amazônia diagnosticou 100 casos de câncer de pulmão e, apenas 15 tinham condições para tratamento cirúrgico. Esse dado reforça a importância de ações preventivas e do rastreamento regular, especialmente entre os grupos de risco, em tempo hábil para realizar o tratamento.

O câncer de pulmão pode ser prevenido, principalmente com a interrupção do tabagismo, que é o principal fator de risco. Além disso, Dr. Nilton Sebastião destaca outros fatores que ajudam na prevenção da doença.

“Evitar ambientes com poluição, exposição a substâncias tóxicas e manter um estilo de vida saudável também contribuem para a prevenção. A detecção precoce continua sendo a melhor forma de combater a doença”, explica o médico.

Os principais sintomas do câncer de pulmão incluem: tosse persistente, falta de ar, dor no peito, escarro com sangue, rouquidão e perda de peso sem causa aparente.

Gente de OpiniãoSábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e onde buscar tratamento

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e onde buscar tratamento

Caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais nos pulmões, o câncer de pulmão afeta principalmente fumantes, mas também pode atin

MPRO e Sesau pactuam medidas para melhorar atendimentos na saúde pública de Rondônia

MPRO e Sesau pactuam medidas para melhorar atendimentos na saúde pública de Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) definiram prazos e metas para aprimorar os serviços de saúde ofere

Governador Marcos Rocha fortalece rede hospitalar com modernização da Ala Cardiovascular do Hospital de Base

Governador Marcos Rocha fortalece rede hospitalar com modernização da Ala Cardiovascular do Hospital de Base

A reestruturação da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, tem o objetivo de ampliar o acesso à saúde pública espe

USF Hamilton Gondim ganha climatização e disponibiliza atendimento pediátrico

USF Hamilton Gondim ganha climatização e disponibiliza atendimento pediátrico

Nesta semana, a recepção da Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim, localizada à avenida José Amador dos Reis, na zona Leste da capital, que nunc

Gente de Opinião Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)