Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hemocentro: Fundação convoca doadores para o carnaval solidário


 
Gente de Opinião
 
“Iremos atender no sábado (01) e segunda-feira (03) de carnaval, das 08hs às 12hs”, lembra Cássia Azevedo, assistente social da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado de Rondônia (Fhemeron) que lança a campanha para prospecção de doadores durante o período de carnaval 2014.

De acordo com a assistente, a meta da fundação é de 100 bolsas de sangue por dia, porém, no período de carnaval muitos dos doadores viajam ou simplesmente caem na folia e esquecem a solidariedade reduzindo significativamente o estoque. Em contrapartida, em todas as datas festivas registra-se um aumento no número de acidentes e ocorrências de violência que demandam sangue.

Para a vice-presidente da Fundação, é importante lembrar à população para comparecer a Fhemeron e auxiliar o abastecimento do estoque. “A nossa preocupação maior é o número de acidentes nesse período e temos que estar com o estoque para atender qualquer necessidade”, explica Lucineia Correa Alves.

Com o intuito de prevenir uma possível escassez de sangue e se preparar para o período, também foram realizadas campanhas no Tribunal de Justiça e nas faculdades Fimca e Uniron. “Em todos os feriados prolongados aumentam o numero de acidentes. As pessoas bebem, exageram”, alerta o Assistente Social Dimarães da Silva.

Presidente de uma associação na capital, Gilberto Oliveira espera dar o exemplo através de sua doação. “Se as pessoas estão precisando, por que não ajudar”, questiona o doador. Opinião compartilhada por Sâmila Cristina Timóteo. A jovem que doa a cada quatro meses, segundo recomendação, ressalta que “é importante doar até porque não sabemos quando podemos precisar”, afirma.
 
Gente de Opinião

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.

No Estado são um total de seis unidades, localizadas nos municípios de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim que vem realizando coletas e entrega de material da unidade por via área, uma vez que a cidade está com sua principal via de acesso interditada devido às cheias dos rios da região.

Campanha Dia das Mulheres

No próximo dia 07 (sexta-feira), será realizada às 09hs, no auditório da Fhemeron, a solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que será lançada a campanha “Mulher, Exercite seu Dom de Preservar a Vida. Doe Sangue”. O objetivo da campanha é além de homenagear as mulheres, aumentar o percentual de doadoras do Hemocentro.

Texto: Romeu Noé
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)