Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hemocentro de Rondônia já está em ritmo de folia



Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro’, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, quando foliões foram às ruas da capital, Porto Velho, com o objetivo de doar sangue e preparar o hemocentro para os dias de folia. Com o sucesso do evento, às 17h haverá outra ação, no Espaço Alternativo.

Gente de Opinião

A iniciativa é do Governo do Estado, em conjunto com o maior bloco carnavalesco da região norte do país, a Banda do Vai Quem Quer. Com a ação se espera abastecer o banco de sangue e atender todas possíveis demandas nos dias de folia.

Para a presidente da Banda, Siça Andrade, o compromisso social é fundamental. “A Banda abraçou essa causa. Temos consciência da necessidade da doação de sangue e também do nosso compromisso social”.

Segundo ela, o grupo se esforçará ao máximo para contribuir com o hemocentro. “Assim, firmamos o nosso compromisso com a vida”. A Banda convocou todos os foliões para não deixar faltar sangue nos dias de folia. Segundo dados da polícia, a Vai Quem Quer arrastou aproximadamente duzentos mil foliões no carnaval de 2013.

O Governo Estadual acredita que com toda essa força da Banda, Rondônia conseguirá captar muitos doadores. O presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires, explica que essas ações são provocativas e faz com que todos pensem sobre o seu papel enquanto cidadão. “O folião precisa entender que é necessário exercer cidadania. Só o doador é capaz de salvar vidas. Aqui no hemocentro precisamos de sangue diariamente e temos que contar com a solidariedade de cada cidadão”, explicou.

Gente de Opinião

Diversas secretarias estaduais uniram forças e estão colaborando com essa campanha de sangue do hemocentro.

O governador Confúcio Moura elogia a importância dessa parceria: “Nada mais justo essas parcerias entre secretarias. Agora conseguimos firmar parceria com o maior bloco da região norte, e quem ganha é o rondoniense. Temos que fortalecer essas ações”.

Confúcio lembra que o Governo não consegue comprar sangue, por esse motivo, a atual campanha requer um trabalho intensivo de conscientização.

QUEM PODE DOAR SANGUE

∎ Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

∎ Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.

∎ Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.

∎ Mais informações: 0800- 8425744

Gente de Opinião


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)