Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 - 15h03
O médico Amado Rahhal, diretor geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, informou que a partir do dia 1º de fevereiro terá início mais um programa de Residência Médica, com a participação de vinte médicos de várias especialidades entre cirurgia-geral, clínica médica, pediatria, infectologia, ortopedia e ginecologia e obstetrícia. De acordo com o diretor, o Programa de Residência Médica faz parte de um convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O programa conta ainda com o apoio e a parceria da Universidade Federal de Rondônia.
Amado Rahhal explica que esse é o segundo programa de residência médica realizado no Estado. Do primeiro estágio, existem cerca de vinte profissionais cumprindo o segundo e o terceiro anos. Isso vai propiciar a contratação, em caráter emergencial, do primeiro cirurgião-geral que fez especialização no HB, explica Rahhal, afirmando que o programa fortalece o atendimento à Saúde no Estado, vindo atender a preocupação do governador Ivo Cassol em buscar melhorias para o setor, informou.
Os profissionais que ingressam a partir de fevereiro também vão estagiar no HB durante dois e três anos, de acordo com cada área, com bolsas custeadas pelo Estado, no valor de R$ 2 mil reais. São profissionais de diversas áreas que participaram de uma seleção realizada no mês de dezembro passado entre 50 candidatos que vieram de várias regiões do país.
Ampliação do setor de Oncologia do HB - Para incentivar que esses profissionais permaneçam no Estado após se formarem, Rahhal cita a possibilidade de haver mais um concurso para contratação de médicos, que está sendo organizado para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
O diretor também informa sobre a ampliação do setor de Oncologia do HB. Inaugurado há um ano com enfermaria para 22 leitos, o setor já funciona com internação e cirurgia, mas, a partir da primeira quinzena de março, segundo Rahhal, passará a efetuar procedimentos como quimioterapia, cirurgia cardíaca, cateterismo, hemodinâmica e angioplastia, entre outros.
Fonte: Decom
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à