Quinta-feira, 13 de novembro de 2008 - 20h00
Um dia inteiro de atividades sobre a hanseníase e a tuberculose. É o que vai acontecer na próxima segunda-feira (17), no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na avenida Calama.
Os organizadores esperam a participação de várias escolas e população em geral que vão receber orientações além de folders explicativos sobre as doenças. Os participantes também vão assistir a palestras e exibição de alguns vídeos.
A Hanseníase
É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, rosto, olhos, orelhas e nariz. Conhecida como lepra há alguns anos, a doença era considerada muito perigosa e contagiosa, uma vez que não existiam os recursos de tratamentos que os pacientes têm hoje. Uma pessoa portadora da Hanseníase hoje pode se considerar uma pessoa normal, que trabalha, estuda e se relaciona normalmente com outras pessoas sem perigo de contágio através da pele. A transmissão da hanseníase se dá somente através do vírus, ou seja, se uma pessoa espirrar muito próxima a outra. " O tratamento da Hanseníase hoje é um dos mais simples, o paciente recebe a medicação nas nossas unidades de saúde, e é acompanhado pelo médico uma vez por mês, até a conclusão que leva de seis meses a um ano", argumenta a coordenadora do departamento de epidemiologia, Régia Martins.
A Tuberculose
É uma doença causada pior uma bactéria que ataca os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e cérebro. Os sintomas são a tosse, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito. É importante saber que a vacina BCG, obrigatória para menores de um ano de idade, protege apenas contra as formas mais graves da tuberculose. O portador fica totalmente curado se fizer o tratamento por no mínimo seis meses.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)