Quinta-feira, 13 de novembro de 2008 - 20h00
Um dia inteiro de atividades sobre a hanseníase e a tuberculose. É o que vai acontecer na próxima segunda-feira (17), no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na avenida Calama.
Os organizadores esperam a participação de várias escolas e população em geral que vão receber orientações além de folders explicativos sobre as doenças. Os participantes também vão assistir a palestras e exibição de alguns vídeos.
A Hanseníase
É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, rosto, olhos, orelhas e nariz. Conhecida como lepra há alguns anos, a doença era considerada muito perigosa e contagiosa, uma vez que não existiam os recursos de tratamentos que os pacientes têm hoje. Uma pessoa portadora da Hanseníase hoje pode se considerar uma pessoa normal, que trabalha, estuda e se relaciona normalmente com outras pessoas sem perigo de contágio através da pele. A transmissão da hanseníase se dá somente através do vírus, ou seja, se uma pessoa espirrar muito próxima a outra. " O tratamento da Hanseníase hoje é um dos mais simples, o paciente recebe a medicação nas nossas unidades de saúde, e é acompanhado pelo médico uma vez por mês, até a conclusão que leva de seis meses a um ano", argumenta a coordenadora do departamento de epidemiologia, Régia Martins.
A Tuberculose
É uma doença causada pior uma bactéria que ataca os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e cérebro. Os sintomas são a tosse, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito. É importante saber que a vacina BCG, obrigatória para menores de um ano de idade, protege apenas contra as formas mais graves da tuberculose. O portador fica totalmente curado se fizer o tratamento por no mínimo seis meses.
Fonte: Ascom
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à