Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Guajará-Mirim teve 387 testes de diagnóstico da Covid-19 efetuados durante drive-thru realizado em ginásio poliesportivo


Em Guajará-Mírim, foram realizados 387 testes rápidos, sendo que 21 deram resultados positivos para a Covid-19 - Gente de Opinião
Em Guajará-Mírim, foram realizados 387 testes rápidos, sendo que 21 deram resultados positivos para a Covid-19

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (12) mais um drive-thru de testes para detecção da Covid-19 no Ginásio Poliesportivo Afonso Rodrigues, em Guajará-Mirim. Foram feitos um total de 387 testes, destes 21 tiveram resultados positivos.

A logística da ação envolveu a realização de teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame. Aos diagnosticados com a doença e que concordaram com o uso, 20 no total, houve a distribuição de kits de medicamentos para tratamento da doença e, dessa forma, evitar que a doença se agrave.

O Governo de Rondônia utilizou para a guerra contra o vírus testes rápidos de antígeno com alta capacidade de identificar casos ativos. O método é baseado na coleta de secreções nasais, permitindo identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade

Uma ação que permite orientar isolamento das pessoas acometidas com a doença, proporcionar o tratamento medicamentoso gratuitamente e assim contribuir para deter a contaminação. Todo o esforço  atende a iniciativa do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha. Essa já é a oitava edição do drive-thru do Governo, que ocorreu simultaneamente em Porto Velho.

O Estado é responsável, legalmente, pelos casos média e de alta complexidade, e as prefeituras têm a responsabilidade pela atenção básica.

“O Governo de Rondônia que tem a missão com os casos graves da doença, vem cuidado também da saúde básica, ajudando desta forma o município a aliviar a pressão na atenção básica, e também evitando que os casos evoluam para situações em que necessitem de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Vemos assim o Governo do Estado estendendo a sua mão e trazendo ajuda para o município de Guajará-Mírim”, afirma o secretário Executivo Regional de Guajará-Mirim, coronel Flávio Derzete da Mota.

População de Guajará-Mirim foi atendida pela ação do drive-thru

O coordenador de logística da Sala de Situação Integrada Covid-19 do Governo de Rondônia e técnico da Sesau na região Madeira-Mamoré, André Luiz, explica que os resultados dos testes rápidos darão base para identificar como a doença está se propagando no município e assim contribuir para um planejamento preciso no enfrentamento do vírus.

“Nessa semana uma Força Tarefa da Sesau visitou hospitais em Guajará-Mírim para realizar um plano integrado de ações, no qual esse drive-tru faz parte, para socorrer o município nesse momento tão difícil”, enfatizou André.

O município demanda uma atenção especial, pois faz fronteira com a Bolívia, e os bolivianos procuram atendimento no serviços públicos de saúde na cidade. Conforme números apresentados diariamente pelo Boletim Covid-19, Guajará-Mirim está entre os 10 municípios que registram mais casos da doença em Rondônia.

POPULAÇÃO

De forma organizada, a população de Guajará-Mirim foi atendida pela ação do drive-thru do Governo de Rondônia. Percebeu-se uma mistura de sentimentos: a alegria de saber que esse tipo de serviço havia chegado até eles, e ao mesmo tempo apreensão na expectativa dos resultados.

Clara Pereira Rodrigues, 72 anos, comemorou o resultado negativo para Covid-19

Clara Pereira Rodrigues, 72 anos, comemorou o resultado negativo para Covid-19 fazendo um agradecimento a Deus, e parabenizando o Governo de Rondônia pela iniciativa. “É muito importante ter uma ação como essa diante da dificuldade que temos para fazer testes, e das muitas perdas de pessoas que já tivemos para essa doença. O governador de Rondônia está de parabéns por trazer essa ação para nossa população de Guajará-Mirim”, disse emocionada.

A administradora, Eliane Lino, também avaliou de forma positiva a ação. “A população precisa saber se está com a doença, precisa tomar todos os cuidados para que não se chegue a uma situação mais grave. Essa ação é muito importante”, considera.

O proprietário de um restaurante na localidade, Jamal Árabe, reforço a decisão assertiva em realizar os testes e fazer a distribuição de medicamentos.”Não se pode vetar nenhum tipo de prevenção, alguma cura, ninguém sabe ao certo sobre essa doença. Então, tudo é válido. Parabéns ao Governo por essa iniciativa e muito obrigado por se lembrar de Guajará-Mirim”, argumentou.

AÇÃO INTEGRADA

A ação em Guajará-Mirim ocorreu de forma integrada. Além da participação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamentário e Gestão (Sepog) por meio da Regional, e a Sesau, houve a contribuição da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Exército, e profissionais da saúde do município.

A equipe do projeto Juventude Voluntária colaborou com a notificação dos casos, ao colher informações sobre o perfil do público que fez os testes. “O projeto foi criado para incentivar os jovens a ajudarem no combate à Covid-19. Em Guajará-Mirim, nós conseguimos voluntários do próprio município para ajudar na tenda de notificações, assim também como em Porto Velho voluntários da Capital ajudaram no drive-thru”, disse o coordenador de Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa.

O major BM Jesus de Souza Castro, da Defesa Civil Estadual do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, destacou que esse esforço conjunto é essencial diante da grande demanda no setor de saúde do município.”Estamos apoiando essa ação no período em que o município precisa amenizar o avanço dessa doença”, disse.

O secretário regional, coronel Flávio Derzete, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na ação considerada exitosa no enfrentamento à pandemia em Guajará-Mirim. Ele fez um apelo para que a população adote as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença, fazendo assim uso de máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)