Quinta-feira, 11 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Grupo de Operações Aéreas atua no transporte de vacinas para locais de difícil acesso em Rondônia e no Amazonas


Trinta e seis indígenas da etnia Tenharim foram vacinados no sul do Amazonas - Gente de Opinião
Trinta e seis indígenas da etnia Tenharim foram vacinados no sul do Amazonas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) vem apoiando ações de vacinação em locais de difícil acesso em Rondônia e Sul do Amazonas, incluindo terras indígenas da região. As solicitações são feitas pelo Distrito de Saúde Indígena (Dsei) para a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

O apoio no transporte, com aeronaves do GOA, é uma determinação do governador coronel Marcos Rocha, para acelerar o processo de vacinação nesses locais mais distantes, inclusive apoiando o vizinho estado do Amazonas devido a logística. “Temos levado não só vacina, mas também insumos, pacientes e urnas funerárias. Ou seja, tudo relacionado à covid-19, desde o início da pandemia”, ressaltou o Ten Cel Sanchez do Corpo de Bombeiros de Rondônia, um dos comandantes da aeronave de resgate. Sanchez atuou na última missão realizada no dia 9 de março quando foram vacinados os 36 indígenas da etnia Tenharim, da aldeia Igarapé Preto, localizada no município de Novo Aripuanã, no sul do Amazonas.

Apoio para vacinação em terras indígenas é solicitado ao Estado pelo Dsei Porto Velho, ligado ao MS

Em relação à vacinação de povos indígenas, de acordo com o Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Gerre Adriano Carvalho da Cruz, sob a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho ligado a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde “esse apoio do Governo de Rondônia, através do GOA tem contribuído na agilidade na vacinação dos povos indígenas não só de Rondônia, mas também do Amazonas, tendo em vista que essa região do estado vizinho também está ligada a Porto Velho”, esclareceu.

O vacinômetro indígena é atualizado pelo Dsei Porto Velho uma vez por semana com dados enviados pelas equipes de campo que atende uma população total 5.661 indígenas. Até o momento receberam a primeira dose da vacina 4.502 indígenas, alcançando um índice de 79,53% do total de aldeados. Foram imunizados com a segunda dose, 3.624 indígenas, ou seja, 64,02% do total a ser imunizado. As ações vão continuar acontecendo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)