Quinta-feira, 8 de abril de 2021 - 16h18

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) vem apoiando ações de vacinação em locais de difícil acesso em Rondônia e Sul do Amazonas, incluindo terras indígenas da região. As solicitações são feitas pelo Distrito de Saúde Indígena (Dsei) para a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
O apoio no transporte, com aeronaves do GOA, é uma determinação do governador coronel Marcos Rocha, para acelerar o processo de vacinação nesses locais mais distantes, inclusive apoiando o vizinho estado do Amazonas devido a logística. “Temos levado não só vacina, mas também insumos, pacientes e urnas funerárias. Ou seja, tudo relacionado à covid-19, desde o início da pandemia”, ressaltou o Ten Cel Sanchez do Corpo de Bombeiros de Rondônia, um dos comandantes da aeronave de resgate. Sanchez atuou na última missão realizada no dia 9 de março quando foram vacinados os 36 indígenas da etnia Tenharim, da aldeia Igarapé Preto, localizada no município de Novo Aripuanã, no sul do Amazonas.
Em relação à vacinação de povos indígenas, de acordo com o Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Gerre Adriano Carvalho da Cruz, sob a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho ligado a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde “esse apoio do Governo de Rondônia, através do GOA tem contribuído na agilidade na vacinação dos povos indígenas não só de Rondônia, mas também do Amazonas, tendo em vista que essa região do estado vizinho também está ligada a Porto Velho”, esclareceu.
O vacinômetro indígena é atualizado pelo Dsei Porto Velho uma vez por semana com dados enviados pelas equipes de campo que atende uma população total 5.661 indígenas. Até o momento receberam a primeira dose da vacina 4.502 indígenas, alcançando um índice de 79,53% do total de aldeados. Foram imunizados com a segunda dose, 3.624 indígenas, ou seja, 64,02% do total a ser imunizado. As ações vão continuar acontecendo.
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
ASSDACO apresenta Super Centro de Diagnóstico que oferecerá exames gratuitos à população
Foi apresentado oficialmente à sociedade, nesta quinta-feira (02), o Super Centro de Diagnóstico da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Combo

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer
A população de Chupinguaia terá acesso a mais uma importante ação de saúde e prevenção no próximo dia 4 de julho, das 7h30 às 11h30, na escola Irmãs

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens
Com a Copa do Mundo de 2026, muitos brasileiros planejaram a viagem para acompanhar os jogos nos Estados Unidos, Canadá e México. Além da compra de

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)