Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Grávidas, puérperas e crianças terão mais uma semana para se protegerem contra gripe

Terceira etapa da campanha de vacinação vai até 10 de julho ou enquanto durar o estoque de doses


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

As grávidas, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), e crianças, a partir de seis meses a menores de seis anos, terão mais uma semana para buscarem proteção contra a gripe. É que a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai continuar vacinando até o dia 10 de julho o grupo previsto na terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

 

A imunização estará disponível em todas as unidades de saúde até a data prevista ou enquanto durar o estoque de doses, das 8h às 18h. A Semusa convoca especialmente os pais e responsáveis para que levem as crianças dentro da idade estabelecida, para serem vacinadas. Os índices de imunização deste público, juntamente com gestantes e puérperas, ainda estão abaixo dos 40%.

 

“A vacina protege contra as complicações da gripe. E neste momento, com a possibilidade de mais um surto de uma nova gripe, é muito importante que as pessoas dos grupos vulneráveis busquem a imunização, principalmente as crianças”, alerta Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.

 

Segundo a Divisão de Epidemiologia da Semusa, até o dia 12 de junho, haviam sido analisadas 205 amostras de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), destas 46 (23%) foram positivas para diversos vírus, inclusive H1N1 e Influenza B, com uma morte registrada.

 

Segundo a secretária adjunta Marilene Penati, que é médica pediatra, a vacina contra a gripe é segura, eficaz e ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época devido ao tempo seco, poeira e fumaça.

 

“As crianças sempre sofrem neste período com as ações do tempo e muitas são levadas à internação. Além do mais, não queremos nossas crianças dentro de unidades hospitalares sendo expostas ao coronavírus e a vacina ajuda a prevenir esses transtornos. O mesmo alerta serve para as grávidas e mamães recentes”, avisa Penati.

 

 

Outros públicos

 

Após o dia 10 de julho, caso ainda tenha vacina no estoque, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será estendida ao público em geral, conforme orientação do Ministério da Saúde. No entanto, a Semusa alerta que a campanha estará fechada para os demais públicos beneficiados nas etapas anteriores. A medida busca proteger os mais fragilizados do risco de contaminação pelo coronavírus.

 

“Esta é a última chamada para a imunização de grávidas, puérperas e crianças. É necessário que haja uma conscientização de que a vacina previne doenças decorrentes da gripe. Estamos ultrapassando um momento complicado, com o surgimento de novas doenças, e uma medida tão simples que é vacina tem um grande poder de salvar vidas. Proteja o seu filho”, conclama a médica pediatra Marilene Penati.

Mais Sobre Saúde

Vereador Waldemar Neto atendeu nessa quinta feira, em seu gabinete virtual, acadêmicos de medicina da UNIR

Vereador Waldemar Neto atendeu nessa quinta feira, em seu gabinete virtual, acadêmicos de medicina da UNIR

O vereador Waldemar Neto recebeu em seu Gabinete Virtual desta quinta-feira (13) as acadêmicas de medicina da Universidade Federal de Rondônia - UNI

Semusa atende quase 300 pessoas no bairro Socialista em Porto Velho

Semusa atende quase 300 pessoas no bairro Socialista em Porto Velho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) executou, na quarta-feira (12), mais uma força tarefa para atender a população com sintomas do novo coronav

Deputado Cirone Deiró anuncia unidade de tratamento da Covid para os povos indígenas de Cacoal e região

Deputado Cirone Deiró anuncia unidade de tratamento da Covid para os povos indígenas de Cacoal e região

O estado de Rondônia já registrou mais de 40 mil casos de pacientes diagnosticados com a Covid-19. O crescimento do número de pessoas infectadas ating