Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Governo entrega dez leitos de UTI no Hospital de Base



O setor de terapia intensiva do Hospital de Base foi ampliado com mais dez leitos de UTI, na manhã desta quinta-feira (9), quando o governador Confúcio Moura inaugurou uma nova ala, construída e equipada com recursos próprios e compensações sociais das usinas hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio. A obra custou R$ 1,35 milhão.Governo entrega dez leitos de UTI no Hospital de Base - Gente de Opinião

De acordo com o diretor-geral do HB, Jean Negreiros, uma equipe composta por dez médicos e 25 enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, vai atuar especificamente no setor. Durante o discurso, ele destacou o trabalho realizado pelo governo do Estado e Sesau em prol da população de Rondônia.

“O poder executivo está dando prioridade aos doentes que eram abandonados pelos corredores. Em pouco mais de cinco meses, fez muito mais por todos. A abertura destas dez vagas de UTI vai dobrar a capacidade de internação no HB. Com isso, vamos começar um grande mutirão de cirurgias, principalmente, ortopédicas, para diminuir a fila”.

Já o secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, ficou satisfeito com a atual situação na área. “Está melhorando. Podemos e vamos fazer muito mais. Tanto que realizaremos em parceria com o Detran diversas atividades para evitar os acidentes de trânsito que são as maiores causas dos atendimentos em todo o estado. Oito em cada dez vagas em UTI são ocupadas por acidentados no trânsito”, disse ele.

Para o governador Confúcio Moura, se depender da atuação de sua equipe, em pouco tempo os rondonienses terão muito que comemorar com novas obras na saúde pública. “Cada gesto novo, igual a este, é motivo de alegria e comemoração. Onde viajo, todos perguntam como está a saúde de Rondônia que é igual a de grandes estados do país. Mas, a situação está bem melhor do que encontramos. Mandamos pacientes de Porto Velho para o hospital de Cacoal, aumentamos a capacidade de atendimento do hospital de Vilhena e pagamos os leitos de UTI em hospitais particulares que estavam atrasados desde a administração passada. Agora, vamos construir o hospital geriátrico no local onde hoje é o hospital infantil Cosme e Damião e a unidade ortopédica onde atualmente funciona o pronto-socorro João Paulo Segundo”.

Participaram da inauguração dos novos leitos de UTI no Hospital de Base os deputados estaduais Adelino Follador, Edson Martins, Euclides Maciel, Ana da Oito e Flávio Lemos, o diretor-presidente do Deosp, Abelardo Castro, o vereador Ramiro Negreiros e o diretor-presidente da FHemeron, Ted Wilson.

Fonte: Felipe Corona
Foto: Ésio Mendes

 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr