Domingo, 3 de julho de 2022 - 10h14

Atento à necessidade de prestar apoio aos municípios,
principalmente em áreas delicadas da Saúde, como o funcionamento de Unidades de
Terapia Intensiva – UTIs, o Governo de Rondônia fará o repasse mensal de mais
de R$ 2 milhões para quatro Hospitais Municipais de Rondônia, no decorrer do
ano de 2022.
De modo geral, impasses financeiros impõem aos municípios
dificuldades para a manutenção dos leitos de UTI convencionais, desta forma,
com o objetivo de fortalecer e ampliar a rede assistencial do Estado, a
Secretaria de Estado da Saúde – Sesau propôs aporte financeiro para suplementar
a manutenção dos leitos de UTI.
A secretária executiva da Sesau, Michelle Dutra explica que
o Estado fará repasse trimestralmente aos municípios contemplados, repasse
mensal de R$ 2.197.335,00 (Dois milhões cento e noventa e sete mil trezentos e
trinta e cinco reais). “Esse valor corresponde ao atendimento de 50 leitos de
UTI Adulto”, detalha a secretária.
Os leitos estão instalados nas seguintes unidades de saúde:
Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no município de Ji-Paraná;
Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, em Jaru; Hospital Regional de
Ariquemes e Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, em Vilhena.
Além do benefício da oferta e manutenção das UTIs, a
secretária lembra que entre os princípios organizativos do Sistema Único de
Saúde – SUS, a descentralização e regionalização são indissociáveis, assim como
a universalidade, integralidade e equidade, no que diz respeito a este modelo
de atenção. “Sendo assim, é de extrema relevância a manutenção dos leitos de
Unidade de Terapia Intensiva nos municípios, o que garantirá fortalecimento da
rede assistencial do Estado de Rondônia”, complementa.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)