Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governo de Rondônia realiza mutirão de cateterismo e angioplastia para zerar a fila de espera


A unidade irá chamar com antecedência para verificar se os exames estão dentro do prazo de validade - Gente de Opinião
A unidade irá chamar com antecedência para verificar se os exames estão dentro do prazo de validade

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta sexta-feira (21), a força-tarefa para realizar exames de cateterismo no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e na rede privada custeada pelo Estado, que tem como objetivo zerar a fila de espera. Os pacientes que aguardam na fila para este exame, somam 375 pessoas. A ação contará com mais de 90 profissionais preparados para realizar, em média, 20 procedimentos por dia.  

Além do cateterismo, a unidade irá realizar a pré-consulta de angioplastia, que consiste em analisar se o paciente necessita do procedimento para normalizar o fluxo sanguíneo, caso haja obstrução da artéria. Já o procedimento de cateterismo tem como objetivo diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, bem como o tratamento de infarto ou angina.

Os pacientes serão atendidos através da fila de regulação. A unidade irá chamar com antecedência para verificar se estão com exames dentro do prazo de validade, caso tenha passado do prazo, será feito um novo pedido para realizar o procedimento. O contato com cada paciente, será feito por ligação telefônica, por esse motivo é importante que o cadastro esteja atualizado.

Raimundo Gonçalves, de 69 anos agradece aos profissionais

O paciente, Raimundo Gonçalves, de 69 anos agradece aos profissionais envolvidos pela ação. “Sou extremamente grato ao Governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, que estão lutando para atender todos que esperam há tanto tempo pelo cateterismo “, diz Raimundo.   

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, enfatiza sobre a importância da força-tarefa. “Com a redução dos casos de covid-19 e esvaziamento de leitos nos hospitais, o Governo de Rondônia tem o possibilidade de atender todos que estão aguardando para realizar o procedimento. Nosso objetivo é atender 20 pacientes por dia, a fim de zerar a fila de espera. Também estamos contando com um equipamento de angiografia super novo e seguro para atender todos”, explica Máximo sobre o aparelho de Angiografia.

Angiografia é um equipamento capaz de utilizar raio-x para visualizar possíveis alterações relacionado aos vasos sanguíneos. O exame consiste em  confirmar a presença de obstruções das artérias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco. Quando finalizado o procedimento, o médico do paciente e o cardiologista decidirão, em conjunto, a melhor estratégia de tratamento, incluindo a necessidade de se realizar exames diagnósticos adicionais.


Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)