Terça-feira, 16 de setembro de 2025 - 08h51

Com o compromisso de garantir acesso digno e
moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na
Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, que já está ofertando consultas
especializadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o
serviço contempla as áreas de Cardiologia e Nefrologia, mas a meta é expandir
para outras especialidades médicas conforme o projeto avance. A iniciativa é um
passo importante para reduzir a fila de espera e aproximar especialistas de
quem mais precisa, independentemente da distância.
Marcos Rocha reforçou o caráter inovador da medida, destacando que o investimento em tecnologia é um caminho para melhorar a vida dos rondonienses. “A saúde precisa ser acessível, eficiente e moderna. A telemedicina chega para encurtar distâncias e mostrar que o governo do estado trabalha para que cada cidadão, tenha acesso a atendimento especializado com qualidade e respeito”, afirmou o governador.
Como vai funcionar?

O paciente do SUS que necessitar de atendimento especializado deverá procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a avaliação clínica, o médico poderá encaminhar o usuário para consulta via telemedicina. As consultas serão organizadas em dias e horários definidos pelas agendas de regulação. No dia do atendimento, o paciente será acompanhado por um médico local, enquanto o especialista, conectado remotamente, realiza a avaliação, solicita exames e indica o tratamento.
O governador de Rondônia ressaltou a relevância estratégica da ação. “Esse é um investimento direto no fortalecimento da rede assistencial. O projeto aproxima os pacientes dos serviços especializados e torna o sistema de saúde cada vez mais ágil e integrado em todo o estado”, frisou Marcos Rocha.
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa
O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada de

Governo deve promover novo mutirão de cirurgias
Em recente vídeo publicado nas redes sociais, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, divulgaram um enco

Envelhecimento saudável: alimentação, hábitos, atividades e os cuidados necessários
Veja a entrevista:

Semusa realiza abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)