Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia


Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia - Gente de Opinião

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que precisam buscar tratamento fora do estado. Um dos exemplos dessa transformação é a história do pequeno Arthur Chíxaro, de seis anos, que, mesmo nascendo prematuro extremo e enfrentando graves sequelas, encontrou no TFD a esperança para recuperar a audição e o desenvolvimento.

Por meio do programa, Arthur realiza acompanhamento na Universidade de São Paulo (USP) e já passou por cirurgia de implante coclear no ouvido esquerdo, com resultados expressivos. A nova cirurgia, prevista ainda para este semestre, pode garantir até 93% da audição da fala humana, transformando para sempre sua qualidade de vida.

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia - Gente de Opinião

Entre janeiro e março deste ano, o TFD em Rondônia registrou 677 deferimentos em 693 processos solicitados, uma taxa de aprovação de 97,7%. Nesse período, foram emitidas 13.566 passagens aéreas e terrestres para pacientes e acompanhantes, demonstrando o compromisso do Governo de Rondônia em assegurar acesso rápido e digno à saúde da população.

Para Marcos Rocha cada vida transformada é um estímulo para o governo seguir investindo em saúde pública e ampliando o acesso de crianças e famílias a tratamentos de excelência. “A história de Arthur é a prova viva de que investir em saúde é investir em esperança, por isso seguimos firme nesse propósito, pelo futuro de cada família e de todos os rondonienses, afirmou.

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia - Gente de Opinião

A mãe de Arthur, Laura Chíxaro, destacou o acolhimento e o suporte recebidos durante todo o tratamento, ressaltando que a família sempre foi amparada pelo Estado, desde o atendimento médico até a hospedagem em outro estado.

O secretário de Saúde, Jefferson Rocha, reforçou o compromisso do governo em ampliar ainda mais o programa. “Estamos trabalhando para que cada cidadão que precise tenha acesso a políticas públicas eficientes e humanizadas”, concluiu.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)