Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fundação Hemeron promove capacitação em imumohematologia


 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), está realizando esta semana uma capacitação teórica e prática em imunohematologia dirigida a farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e técnicos de laboratório que atuam nas unidades de coleta e transfusão da Hemorrede de Rondônia.

Imunohematologia é o estudo dos antígenos presentes nas hemácias ou eritrócitos (células vermelhas do sangue), dos anticorpos correspondentes e seu significado clínico e está relacionado ao emprego terapêutico do sangue, através da transfusão.

De acordo com a biomédica Carola Hurtado, gerente técnica da Fhemeron, a iniciativa visa capacitar os profissionais para identificar casos clínicos complicados e minimizar processos de reações transfusionais, selecionar criteriosamente a compatibilidade dos hemocomponentes, além da identificação de anticorpos irregulares.

O curso está sendo ministrado pelo doutor em Biotecnologia da Fundação Hemoam – Hemorrede do Amazonas –, Sérgio Roberto Lopes Albuquerque, e faz parte de uma série de capacitações realizadas com as hemorredes da região Norte, através de convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)