Porto Velho (RO) sábado, 21 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Saúde

Fumaça em Porto Velho provoca problemas respiratórios


Gente de Opinião

Timóteo com a filha Lorrany que apresentava problemas respiratórios e conjuntivite

Como única unidade referência no atendimento pediátrico em Porto Velho, o Hospital Infantil Cosme e Damião tem recebido entre 100 a 150 crianças por dia com problemas de saúde que muitas vezes poderiam ser resolvidos em unidades básicas de atendimento (postos de saúde), policlínicas ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com o gerente médico, Daniel Pires de Carvalho, as patologias respiratórias e gastrointestinais prevalecem durante todo o ano, mas as respiratórias, como bronquite, asma e pneumonia, se sobressaem nesta época devido a poeira e a fumaça oriunda das queimadas..

A orientação é para que os pais mantenham as crianças hidratadas e alimentadas de forma saudável. “Deem muita água, sucos e leite, materno, conforme a idade; alimentos leves, como verduras e frutas; evitem os industrializados que contêm muita gordura, sal e açúcar”.

Roupas leves ou frescas, banhos frequentes, evitar aglomerações, manter o ambiente arejado e limpar a casa com panos úmidos para evitar a poeira, além de evitar produtos químicos com cheiro forte são outras medidas apontadas pelo gerente médico. “Os umidificadores são importantes. Mas se não tiver, use um pano úmido ou uma bacia com água”, sugeriu.

Daniel de Carvalho também aproveitou para alertar os pais quanto aos riscos da automedicação. “Não adie o atendimento e nem utilize medicamento indicado em outra consulta. A partir dos primeiros sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima, pois só o médico pode examinar e diagnosticar”, observou.

Entre os pais que buscavam atendimento médico para os filhos na manhã desta sexta-feira (11), estavam o operador de forno, Timóteo Cardoso, com a filha Lorrany Nascimento, de 3 anos, que apresentava febre, secreção e conjuntivite; e Andressa Costa, com o filho de dez meses com problemas gastrointestinais.
 

Leia Mais:

Médica fala sobre cuidados com a saúde das crianças nesta época do ano e orienta pais a denunciar queimadas, em Rondônia

Hospital Infantil Cosme e Damião recebe demanda de postos de saúde; unidade deveria atender apenas alta complexidade


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Saúde

Secretaria de Saúde orienta população sobre vacinação contra sarampo

Secretaria de Saúde orienta população sobre vacinação contra sarampo

Foco da campanha são crianças de 1 ano a menores de 5 anos

Saiba quais são os sintomas do sarampo e como evitar

Saiba quais são os sintomas do sarampo e como evitar

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo em Manaus e Roraima e a morte de um bebê em Manaus deixaram o país em alerta. Outros três est

Venezuelana é internada com meningite em hospital de Roraima

Venezuelana é internada com meningite em hospital de Roraima

“O caso é isolado e não há risco de contágio da doença. A paciente está internada na UTI [unidade de terapia intensiva], respira com ajuda de aparelho

Dengue já matou 77 pessoas no Brasil este ano

Dengue já matou 77 pessoas no Brasil este ano

Ao todo, foram confirmados no país 148 casos de dengue grave e 1.736 casos da doença com sinais de alarme