Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Franquia de babás dá dicas de cuidados com recém-nascido


 
 
Os pais de primeira viagem se sentem inseguros sobre como cuidar do bebê. A enfermeira e professora do curso de babá da franquia Kanguruh em Porto Velho, Joseane Monteiro, concede dicas sobre esses cuidados.
 
Hora do banho
 
É importante tomar cuidado para não deixar a água quente demais, pois causa queimaduras. A água muito fria pode causar resfriamento. Ao lavar a cabeça o bebê estará inclinada para trás e evitará a entrada sabão nos olhos. Não é necessário passar sabonete no rosto da criança. Lave apenas com água ou passe algodão embebido em água.
 
A toalha recomendada é a de modelo com capuz para manter todo o corpo quente e protegido de friagens. A toalha-fralda é a opção correta por absorver mais água do que as felpudas. Até que a criança comece a engatinhar não é necessário mais do que um banho por dia.
 
Higienização
 
A professora do curso recomenda produtos de limpeza suaves, com pH neutro ou gel de banho produzidos especialmente para bebês. O material de limpeza deve ser usado com moderação durante as primeiras semanas de vida.
 
É necessário limpar a boca do bebê por diversos tipos de bactérias que provocam a cárie, doença infecto-contagiosa que destrói os dentes. A principal causa da doença é a falta da limpeza. Por isso, a limpeza na boca do bebê deve ser feita logo nos primeiros meses.
 
Manuseio
 
A atenção deve ser redobrada ao segurar a cabeça do neném, pois a musculatura só começa a ser controlada com quase dois meses de idade. Um apoio adequado é indicado para segurar a cabeça da criança ao levantar, ao segurar e ao deitar o bebê.
 
A Academia Americana recomenda que a posição segura para o recém-nascido dormir é deitado de barriga pra cima. O travesseiro mais adequado tem cerca de 3cm de altura.
 
Amamentação
 
A amamentação deve se dar de forma que o bebê sempre fique no mesmo plano da auréola do seio na boca da criança. A professora recomenda que os pais se certifiquem de que o bebê pegou o peito corretamente para que não cause desconforto nem dificuldade para mamar. A pega errada prejudica o esvaziamento total da mama, impede que o bebê sugue o leite até o final da mamada, que é rico em gordura e dá maior saciedade.
 
Colocar o bebê para arrotar previne o vômito, o refluxo e contribui para a melhora do sono.
 
Umbigo
 
O umbigo deve ser higienizado pelo menos três vezes ao dia com álcool 70%. Não é recomendado o uso de faixas, cinteiros ou qualquer outro objeto que impeça o arejamento natural da região. A higiene deve ser mantida mesmo após a queda do umbigo, enquanto estiver cicatrizando.
 
Hora do sono
 
É recomendado evitar associações inadequadas para gerar sono como contato físico, chupetas ou rádio. Essas práticas fazem com que a criança associe o início do sono com alguma intervenção dos pais e não consigam dormir sem a ajuda de outra pessoa. O bebê não deve dormir com outra pessoa na cama, de barriga para baixa ou com a boca e o nariz cobertos.
 
Cólica
 
As compressas mornas na barriga do recém-nascido ajudam a evitar a cólica. Fazer ginástica nas pernas da criança, como se estivesse pedalando, e a massagem na barriga em movimentos circulares por dois minutos por 5 vezes ao dia aliviam e até previnem a dor na barriga.
 
Kanguruh
 
A Kanguruh oferece curso gratuito de babá durante dois dias e aceita currículos para cadastro. Os professores são profissionais especializados em áreas como enfermagem, nutrição e psicologia. As aulas também podem ser ministradas em residências caso os pais solicitem. Há cerca de quatro procuras por babá durante a semana na Kanguruh
 
A única franquia Kanguruh do Estado chegou há quase dois meses em Porto Velho. Há 30 franquias em todo o Brasil e mais três no exterior. Além de babás, a empresa contém banco de dados com secretárias domésticas, cozinheiras e motoristas voltadas para casas de família.
 
Mais informações sobre a Kanguruh pelos telefones: (69) 3225-7884, no site: www.kanguruhportovelho.com.br ou no perfil do Orkut: Kanguruh PVH.
 
Fonte: Dalila Nogueira  
joanadarc_pvh@hotmail.com
 

Mais Sobre Saúde