Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fórum discute rede de transplante no Estado


A Central Estadual de Transplante de Rondônia (Cetro) realizará nos dias 4 e 5 de maio o III Fórum de Doação e Transplantes de Órgãos de Rondônia e o I Encontro Regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante. Os eventos, que têm por objetivo consolidar a equipe de doação de órgãos e implementação de medidas para apoio a pacientes transplantados que moram no Estado, acontecerão no auditório do Senac. No cronograma de atividades estão previsto ainda oficinas sobre morte encefálica, entrevista familiar para doação e doação de órgãos.

Em sua terceira edição, o Fórum é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, principalmente os que atuam em urgências e UTI’s. Já o Encontro Regional possui a função de reunir agentes para a formulação de políticas e contará com a participação de representantes de todos os estados da região norte, mais Sistema Nacional de Transplante e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Central de Transplante

Criado em 2006, o Cetro iniciou suas atividades com o envio de pacientes para outros estados. Em 2011, além do envio foram tomadas medidas iniciais para a realização dos procedimentos com a formação de equipe multiprofissional. No começo deste ano as primeiras providências como avaliação de potenciais doadores, entrevistas com as famílias e trâmites para a retirada e distribuição de órgãos já eram rotina.

Até o momento o Centro realizou a avaliação de 30 potenciais doadores e seis doações foram efetivadas. Outras importantes conquistas são o programa de assistência médica e farmacêutica para os cerca de duzentos pacientes transplantados no estado e o início das atividades do Banco de Olhos, prevista para até o fim do ano.

De acordo com Alessandro Prudente, coordenador do Cetro, Rondônia se encontra atrasada em relação ao sistema de doação no país. “Para que haja disponibilidade é necessário uma série de fatores”, explica. Ele elenca a implementação do Sistema de Doação, processo pelo qual o estado atravessa, capacitação dos profissionais com credenciamento da equipe junto ao Ministério da Saúde, estruturação das unidades e acesso aos medicamentos específicos como os principais passos a serem dados. “São providências que estamos adotando, já com perspectiva de criação de comissões que atuarão no interior”, afirma o médico.

Interessados em participar do III Fórum de Doação e Transplante de Órgãos de Rondônia e do I Encontro regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante poderão realizar suas inscrições gratuitamente através do site www.sesau.ro.gov.br e informações podem ser obtidas nos telefones 3216-5747/3216-5738.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)