Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fórum discute rede de transplante no Estado


A Central Estadual de Transplante de Rondônia (Cetro) realizará nos dias 4 e 5 de maio o III Fórum de Doação e Transplantes de Órgãos de Rondônia e o I Encontro Regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante. Os eventos, que têm por objetivo consolidar a equipe de doação de órgãos e implementação de medidas para apoio a pacientes transplantados que moram no Estado, acontecerão no auditório do Senac. No cronograma de atividades estão previsto ainda oficinas sobre morte encefálica, entrevista familiar para doação e doação de órgãos.

Em sua terceira edição, o Fórum é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, principalmente os que atuam em urgências e UTI’s. Já o Encontro Regional possui a função de reunir agentes para a formulação de políticas e contará com a participação de representantes de todos os estados da região norte, mais Sistema Nacional de Transplante e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Central de Transplante

Criado em 2006, o Cetro iniciou suas atividades com o envio de pacientes para outros estados. Em 2011, além do envio foram tomadas medidas iniciais para a realização dos procedimentos com a formação de equipe multiprofissional. No começo deste ano as primeiras providências como avaliação de potenciais doadores, entrevistas com as famílias e trâmites para a retirada e distribuição de órgãos já eram rotina.

Até o momento o Centro realizou a avaliação de 30 potenciais doadores e seis doações foram efetivadas. Outras importantes conquistas são o programa de assistência médica e farmacêutica para os cerca de duzentos pacientes transplantados no estado e o início das atividades do Banco de Olhos, prevista para até o fim do ano.

De acordo com Alessandro Prudente, coordenador do Cetro, Rondônia se encontra atrasada em relação ao sistema de doação no país. “Para que haja disponibilidade é necessário uma série de fatores”, explica. Ele elenca a implementação do Sistema de Doação, processo pelo qual o estado atravessa, capacitação dos profissionais com credenciamento da equipe junto ao Ministério da Saúde, estruturação das unidades e acesso aos medicamentos específicos como os principais passos a serem dados. “São providências que estamos adotando, já com perspectiva de criação de comissões que atuarão no interior”, afirma o médico.

Interessados em participar do III Fórum de Doação e Transplante de Órgãos de Rondônia e do I Encontro regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante poderão realizar suas inscrições gratuitamente através do site www.sesau.ro.gov.br e informações podem ser obtidas nos telefones 3216-5747/3216-5738.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)