Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Fonoaudiologia da São Lucas atende professores de escolas municipais


 
Professores e acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino em Porto Velho, através de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até sexta-feira, dia 18, equipes da área de fonoaudiologia da São Lucas realizam exames vocais e ministram palestras em escolas pólo da Capital. Na abertura da Semana da Voz, realizada no auditório da Instituição, a secretária de Educação do Município, Fátima Ferreira, destacou a parceria, principalmente quanto à importância da voz como ‘instrumento’ de trabalho dos professores. “Em função da carga de trabalho, geralmente esquecemos pontos fundamentais de nosso corpo, e nossa voz precisa de cuidados especiais”, disse.

Segundo Fátima Ferreira, o atendimento prestado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas se constitui em peça essencial para as escolas municipais, especialmente no tocante à qualidade do ensino. Para a secretária, a Semana da Voz representa uma grande oportunidade para que os professores se sensibilizem quanto à importância dos cuidados com esse ‘instrumento’ de trabalho. Ela informou que pretende ampliar a parceria com a Faculdade São Lucas para também beneficiar as escolas rurais do município.

A professora Betânia Barbosa, coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da São Lucas, destacou a importância da Semana da Voz, notadamente quanto ao alerta sobre os cuidados que se deve ter com a voz. Segundo a fonoaudióloga, a união e o trabalho em equipe fazem à diferença. O Coral da Justiça Federal foi uma das atrações na abertura da Semana da Voz, no auditório da São Lucas. O escritor Antônio Prata também participou com sua obra “Trilogia sobre a vida em metáforas e reflexões”. Uma das propostas da obra, segundo Prata, é despertar o prazer e os benefícios fundamentais que contribuem para ajudar os jovens na solução de seus problemas e questionamentos, além de estimular a busca por novos conhecimentos através da leitura.

A Semana da Voz é um evento do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas em atenção às Campanhas nacionais promovidas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Academia Brasileira de Laringologia e Voz, com o objetivo de promover a saúde vocal da população. Em Porto Velho, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, em parceria com a Semed, realiza, durante toda a semana, triagem vocal, orientações, encaminhamentos e palestras sobre higiene vocal nas escolas pólo da rede pública municipal.

Atendimento

No Pólo I (Joaquim Vicente Rondon), serão atendidos professores das escolas Padre Chiquinho, Saul Bennesby, Raimundo Augustinho da Silva e Pequenos Talentos. No Pólo II (Senador Darcy Ribeiro), os fonoaudiólogos da Faculdade São Lucas farão triagens e palestras nas escolas Engenheiro Francisco Erse, Senador Olavo Pires, João Ribeiro Soares e Pedro Tavares Batalha. Os professores das escolas Flor do Piquiá, Wadih Darwich Zacarias, Bom Princípio e São Miguel serão triados no Pólo III (Ulisses Guimarães). Já no Pólo IV (Maria Izaura da Costa Cruz), as triagens beneficiarão os professores das escolas São Pedro, Antônio Augusto Rebelo, Nacional e Meu Pequeno Jones.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde