Terça-feira, 13 de dezembro de 2011 - 20h13
A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz- vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. De nível federal, sua sede está instalada no Rio de Janeiro. Novas unidades estão previstas dentro do projeto estratégico de expansão, que contempla os Estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rondônia. 
A Fiocruz já executa um trabalho na região. O ambulatório de hepatites crônicas é referência no tratamento sulamericano. De 2004 a 2009, foram realizados mais de 25 mil atendimentos ambulatoriais em hepatite tipo B C e D.. A Fundação conta ainda com uma unidade móvel no estado, que realiza o tratamento e monitoramento de populações indígenas e ribeirinhas do Vale do Guaporé.
Com a instalação de uma unidade em Rondônia, a Fundação atuará na pesquisa e desenvolvimento na atenção a saúde pública, principalmente no que diz respeito ao controle de doenças endêmicas na região. Para incentivar a instalação da mesma, o vereador Sid Orleans do PT, atuante principalmente em causas relacionadas à saúde por sua experiência na secretária de saúde municipal e por sua formação acadêmica em enfermagem, visitou o Superintendente do Patrimônio da União em Rondônia, Antônio Roberto Ferreira, para se inteirar da situação por qual passa a Fiocruz, na intenção de se instalar no estado.
Sid foi informado de que a instituição ainda não encontrou o devido apoio dos executivos municipal e estadual referente a um espaço adequado para a construção da entidade. O projeto de construção está estipulado em mais de 50 milhões de reais e foi elaborado por Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional.
Orleans se comprometeu em buscar junto aos poderes municipal e estadual uma solução para este problema e concretizar a instalação de uma das mais importantes escolas de saúde pública do Brasil “ Não podemos perder a oportunidade de ter uma escola como esta na nossa cidade. Esta semana estarei buscando junto a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e a Secretaria de Estado do Planejamento.
Fonte: Renata Beccária
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança
O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)