Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

FIMCA lembra Dia do Farmacêutico


A direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA juntamente com a coordenação do Curso de Farmácia parabeniza os profissionais da área da Farmácia cuja data comemorativa acontece no próximo domingo, 20 de janeiro. A FIMCA parabeniza também professores e acadêmicos do Curso de Farmácia da Instituição.

O coordenador de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani aproveita a ocasião para destacar a importância do profissional farmacêutico para a sociedade assim como da importância de sua formação acadêmica. “O Curso de Farmácia da FIMCA objetiva a formação de um profissional generalista com competência e capacidade técnico-científica e política para promover, prevenir e recuperar a saúde do cidadão”. Tagliani afirma ainda que o Curso forma um profissional ético com capacidade para aplicar e promover ações de pesquisa e prestação de serviços na área de ciências farmacêuticas”.

Luiz Tagliani é taxativo ao enfatizar que a estrutura curricular do Curso de Farmácia disponibilizado pela Faculdade foi organizada de forma a assegurar o aproveitamento satisfatório do acadêmico e a permitir que haja disponibilidade de tempo para o desenvolvimento de atividades complementares à formação do aluno tais como iniciação científica, monitoria, estágios, projetos didáticos, de pesquisa e de extensão, e outras julgadas pertinentes.

“Além disso, a carga horária da grade do Curso é desenvolvida através de aulas teóricas, práticas e outras atividades importantes como: seminários, congressos, palestras, visitas a instituições, estabelecimentos, grupos de discussão, projetos e eventos científicos”.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho complementa dizendo que “o perfil do profissional que a Instituição entregará a sociedade ao final do Curso, será um Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual”.

Aparício continua. “Capacitamos este profissional para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde individual e coletiva, assim como pensar, analisar, criticar e propor soluções para os problemas de saúde; realizar serviços dentro dos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética; desenvolver atividades na área terapêutica e profilática junto à comunidade; preparar e dispensar medicamentos sejam alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos”

Os acadêmicos são  colocados em contato à pesquisa nas mais diversas áreas, para realizar a monografia de conclusão de curso. Após a colação de Grau, o profissional farmacêutico poderá atuar nas diversas áreas incluindo manipulação de medicamentos; análises clínicas; análises de alimentos; e nas áreas da Toxicologia; Homeopatia; Dispensação.

Fonte: FIMCA

 


Mais Sobre Saúde