Terça-feira, 15 de janeiro de 2019 - 16h11

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Coelho, se solidarizou com a situação de baixa no estoque de bolsas de vários tipos sanguíneos, em especial a tipagem sanguínea O-, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e fez um apelo a todos os empresários, comerciários e sociedade em geral para a importância da doação.
“O problema é coletivo e interessa a todos nós. A falta de sangue pode colocar em risco a vida de qualquer pessoa e, portanto, todos temos que ser solidários. A falta de bolsas de sangue no estoque representa um risco comum a toda a sociedade. O Sistema tem sido parceiro anualmente do Fhemeron porque sabe da importância da doação”, disse Raniery.
O início de ano é sempre um período complicado para a manutenção dos estoques por causa das férias e período carnavalesco. Os acidentes automobilísticos e de trabalho, além dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais da rede pública e privada continuam acontecendo e a demanda de sangue sempre requer atenção redobrada. Daí a preocupação com o estoque.
Além do apoio da Fecomércio-RO e de outros segmentos da iniciativa privada, a Fhemeron está projetando a realização de campanhas para doação massiva de sangue com parcerias entre fundações, igrejas, grupos sociais e comunidade geral. O Estado possui hemocentros regionais com centros de coleta em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
O estoque crítico é sempre nas tipagens sanguíneas A+, A- e O-, que são sangues mais raros e a tipagem A+ é uma das mais utilizadas em transfusões. O Exército e a Aeronáutica, além da Polícia Militar, representam um grande quantitativo do estoque de bolsas atualmente da Fundação Hemeron.
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)