Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fecomércio-RO faz apelo a comerciários, empresários e população em geral para aumentar doações de sangue na Fhemeron


Fecomércio-RO faz apelo a comerciários, empresários e população em geral para aumentar doações de sangue na Fhemeron - Gente de Opinião

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Coelho, se solidarizou com a situação de baixa no estoque de bolsas de vários tipos sanguíneos, em especial a tipagem sanguínea O-, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e fez um apelo a todos os empresários, comerciários e sociedade em geral para a importância da doação.

 

“O problema é coletivo e interessa a todos nós. A falta de sangue pode colocar em risco a vida de qualquer pessoa e, portanto, todos temos que ser solidários. A falta de bolsas de sangue no estoque representa um risco comum a toda a sociedade. O Sistema tem sido parceiro anualmente do Fhemeron porque sabe da importância da doação”, disse Raniery.

 

O início de ano é sempre um período complicado para a manutenção dos estoques por causa das férias e período carnavalesco. Os acidentes automobilísticos e de trabalho, além dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais da rede pública e privada continuam acontecendo e a demanda de sangue sempre requer atenção redobrada. Daí a preocupação com o estoque.

 

Além do apoio da Fecomércio-RO e de outros segmentos da iniciativa privada, a Fhemeron está projetando a realização de campanhas para doação massiva de sangue com parcerias entre fundações, igrejas, grupos sociais e comunidade geral. O Estado possui hemocentros regionais com centros de coleta em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. 

 

O estoque crítico é sempre nas tipagens sanguíneas A+, A- e O-, que são sangues mais raros e a tipagem A+ é uma das mais utilizadas em transfusões. O Exército e a Aeronáutica, além da Polícia Militar, representam um grande quantitativo do estoque de bolsas atualmente da Fundação Hemeron.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)