Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Farmácia Popular atendem normalmente


A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), esclarece que as duas unidades de Farmácia Popular sob responsabilidade do Município (centro e zona Leste) estão atendendo normalmente, tanto na venda de medicamentos quanto no fornecimento gratuito de remédios para hipertensão e diabetes, por meio do programa “Saúde não Tem Preço”, instituído pela presidenta Dilma Rousseff em 2011.

Conforme informou nesta quinta-feira (10) o secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, o atendimento foi suspenso apenas nas redes de farmácias particulares credenciadas pelo Governo Federal para realizar os serviços, devido uma falha no sistema. “É importante deixar claro que a prefeitura não exerce qualquer gerência sobre as farmácias particulares”, enfatizou.

Pimentel explicou que as farmácias populares têm um sistema de controle contábil online vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, onde são lançados todos os atendimentos. Embora o programa do Governo Federal possa credenciar farmácias particulares para executar o serviço, existe todo um critério para entrega dos medicamentos grátis. “É necessário que a pessoa apresente a receita médica, o RG, CPF e assine o recibo”, completou o secretário.

O diretor geral da farmácia Popular em Porto Velho, Elber Rogério Jucá, disse que o Governo Federal criou o programa com objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns. O programa possui uma rede própria e atende por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada, chamada "Aqui tem Farmácia Popular". A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) executa o programa Farmácia Popular do Brasil.

Em Porto Velho, o programa Farmácia Popular tornou-se realidade por meio de parceria entre a prefeitura do Município e a Fiocruz. A primeira, chamada de “Unidade Centro”, foi inaugurada em 2005 e funciona nas confluências das Ruas Dom Pedro II e Joaquim Nabuco N° 2301. A “Unidade Leste, inaugurada um ano depois, está localizada à Rua José Amador dos Reis, n° 3563, zona Leste da cidade. “Somente em 2011, quase 100 mil atendimentos foram realizados nas duas unidades”, comentou Jucá.

Atendimento

Para comprar medicamentos na Farmácia Popular, basta o usuário apresentar a receita médica ou odontológica (pública ou particular) legível e dentro do prazo de validade, com a quantidade devidamente especificada. Após consulta no sistema informatizado para saber se o medicamento desejado está disponível, o paciente recebe uma senha e aguarda a vez de ser chamado.

Aos que necessitam dos remédios fornecidos gratuitamente, em toda entrega mensal devem apresentar o receituário médico com validade de 120 dias a partir da data de emissão, identidade, CPF ou procuração, caso não seja a pessoa que vai utilizar o medicamento.
 

Lista

Medicamentos gratuitos para o tratamento da hipertensão:

Atenolol 25mg comprimido;
Captopril 25mg comprimido;
Enalapril 10mg comprimido;
Enalapril 20mg comprimido;
Furosemida 40mg comprimido;
Hidroclorotiazida 25mg comprimido;
Losartana potássica 50mg comprimido;
Metildopa 250mg comprimido;
Metildopa 500mg comprimido;
Nifedipina 20mg 10 comprimido;
Propranolol 40mg comprimido;
Verapamil 80mg comprimido.

Medicamentos gratuitos para o tratamento da diabetes:

Glibenclamida 50mg comprimido;
Metformina 500mg comprimido;
Metformina 850mg comprimido.

» Clique AQUI e veja a lista de medicamentos da Farmácia Popular


Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)