Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Farmacêuticos em curso sobre resíduos sólidos de saúde



Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Trata-se de mais um curso que o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) promoverá na próxima sexta-feira (11), no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho. O evento, que atende normativa do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) com vistas à prevenção dos impactos ambientais, está com inscrições abertas no CRF, e tem como proposta oferecer aos farmacêuticos do Estado informações básicas sobre elaboração e etapas do PGRSS.

A capacitação será gratuita, com vagas limitadas, e as aulas serão ministradas por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Durante oito horas, conforme a presidente do CRF, Ana Caldas, serão abordados conteúdos, como conceito, objetivos, abrangência de riscos dos resíduos de saúde, identificação de resíduos, classificação dos resíduos, manejo, segregação, acondicionamento, tratamento preliminar, transporte interno, armazenamento provisório e final, coleta e transporte externos, além de destinação final, etapas para elaboração do PGRSS, acompanhamento e avaliação.

Resolução do Conama estabelece cinco grupos de resíduos de serviços de saúde, tendo como base a composição e características biológicas, físicas e químicas dos materiais que devem ter gerenciamento adequado tanto dentro quanto fora das unidades de saúde. Fazem parte do Grupo “A” os resíduos com risco biológico (ataduras de ferimentos, tubos de ensaios utilizados, entre outros); Grupo “B” os de risco químico (materiais corrosivos, Infláveis, tóxicos, explosivos e outros); Grupo “C” são dejetos radioativos, Grupo “D” são os semelhantes aos resíduos domésticos comuns urbanos; e Grupo “E” os perfurantes.


Planejamento da Assistência Farmacêutica

O CRF também está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão da Assistência Farmacêutica, que acontecerá em três módulos no auditório do Laboratório Central (Lacen) de Porto Velho, numa parceria com o Conselho Federal (CFF). Destinado aos farmacêuticos com atuação na gestão da assistência farmacêutica das redes municipais e outros interessados, o curso terá seu primeiro módulo no dia 18 de fevereiro, das 8h30 às 22 horas (com intervalo para almoço e jantar); e das 8h30 às 19h30, do dia 19. Já o segundo e o terceiro módulos acontecerão nos dias 25 e 26 de março e 15 e 16 de abril, respectivamente. Todos serão ministrados pelo professor-mestre, Silvio Machado.

De acordo com a diretora secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, o curso é mais uma oportunidade que o CRF-RO e o CFF dão aos profissionais do Estado com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de planejamento, organização e gestão da assistência farmacêutica na rede pública de saúde, neste caso, na esfera municipal. "Esperamos contar com o maior número possível de participantes. Para isso, cabe a cada prefeito ou secretário municipal de Saúde incentivar sua equipe ao aperfeiçoamento que, com certeza, resultará na melhoria do atendimento prestado à população", observou Lérida Vieira.

Outras informações pelo telefone (69) 3224 2484/2488, no CRF ou no site: www.crf-ro.org.br.

Fonte: Veronilda Lma

 

Mais Sobre Saúde