Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Famílias do bairro Castanheiras recebem atendimento na FIMCA


  
Mães e filhos do bairro Castanheira, em Porto Velho, começaram a receber atendimento médico nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho- FIMCA na manhã desta sábado, 21 de junho, como parte de mais uma etapa do projeto "Atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população do bairro Castanheiras".

As famílias atendidas na FIMCA, neste fim de semana, foram cadastradas há dois meses na Associação dos Moradores. A partir de agora elas serão acompanhadas mensalmente pelos acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Turismo Ambiental, Serviço Social e Administração da FIMCA e Educação Física, da Faculdade Metropolitana. Na próxima etapa será incluído atendimento por parte do Curso de Odontologia.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elysângela Oliveira, esse trabalho faz a faculdade cumprir com sua responsabilidade social, leva o acadêmico para a realidade profissional, e ainda desperta neles os valores humanos. "Muitos acabam valorizando mais a profissão que escolheram depois que participam de atividades sociais como essas e descobrem como podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas".

O projeto, que vem sendo executado desde fevereiro deste ano já realizou mais de duzentos e cinqüenta atendimentos entre consultas médicas, exames, orientações. "Estas atividades fazem parte de um calendário de projetos sociais desenvolvidos e executados pela FIMCA e o projeto visa prestar atendimento permanente para esta comunidade e desta forma melhorar a vida destas pessoas", explica professora Elysângela.

Neste sábado foram disponibilizados exames complementares da parte de analises clínicas e os atendimentos, que se encerram ao meio dia, acontecem no ambulatório e demais laboratórios localizados no prédio vermelho. 

Professora Elysângela explicou que o atendimento desta vez está sendo feito no Campus por que a Instituição dispõe de toda estrutura que possibilita melhor atendimento a estas pessoas e também para criar a vinculação com a Faculdade para eles entenderem a FIMCA não apenas como uma Instituição de ensino, mas também como uma Instituição que presta serviços de saúde para a população.

Está programado para o próximo sábado, 28 de junho, o atendimento na comunidade do Cujubim Grande que contará com a participação de coordenadores, professores e acadêmicos dos dezessete Cursos da FIMCA e Metropolitana durante todo o dia. "Este ano a FIMCA irá se dedicar a dois projetos institucionais prioritários: Projetos Castanheiras e Ribeirinhos respectivamente. 

Fonte:  FIMCA
 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr