Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Famílias do bairro Castanheiras recebem atendimento na FIMCA


  
Mães e filhos do bairro Castanheira, em Porto Velho, começaram a receber atendimento médico nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho- FIMCA na manhã desta sábado, 21 de junho, como parte de mais uma etapa do projeto "Atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população do bairro Castanheiras".

As famílias atendidas na FIMCA, neste fim de semana, foram cadastradas há dois meses na Associação dos Moradores. A partir de agora elas serão acompanhadas mensalmente pelos acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Turismo Ambiental, Serviço Social e Administração da FIMCA e Educação Física, da Faculdade Metropolitana. Na próxima etapa será incluído atendimento por parte do Curso de Odontologia.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elysângela Oliveira, esse trabalho faz a faculdade cumprir com sua responsabilidade social, leva o acadêmico para a realidade profissional, e ainda desperta neles os valores humanos. "Muitos acabam valorizando mais a profissão que escolheram depois que participam de atividades sociais como essas e descobrem como podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas".

O projeto, que vem sendo executado desde fevereiro deste ano já realizou mais de duzentos e cinqüenta atendimentos entre consultas médicas, exames, orientações. "Estas atividades fazem parte de um calendário de projetos sociais desenvolvidos e executados pela FIMCA e o projeto visa prestar atendimento permanente para esta comunidade e desta forma melhorar a vida destas pessoas", explica professora Elysângela.

Neste sábado foram disponibilizados exames complementares da parte de analises clínicas e os atendimentos, que se encerram ao meio dia, acontecem no ambulatório e demais laboratórios localizados no prédio vermelho. 

Professora Elysângela explicou que o atendimento desta vez está sendo feito no Campus por que a Instituição dispõe de toda estrutura que possibilita melhor atendimento a estas pessoas e também para criar a vinculação com a Faculdade para eles entenderem a FIMCA não apenas como uma Instituição de ensino, mas também como uma Instituição que presta serviços de saúde para a população.

Está programado para o próximo sábado, 28 de junho, o atendimento na comunidade do Cujubim Grande que contará com a participação de coordenadores, professores e acadêmicos dos dezessete Cursos da FIMCA e Metropolitana durante todo o dia. "Este ano a FIMCA irá se dedicar a dois projetos institucionais prioritários: Projetos Castanheiras e Ribeirinhos respectivamente. 

Fonte:  FIMCA
 

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho