Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Famílias do bairro Castanheiras recebem atendimento na FIMCA


  
Mães e filhos do bairro Castanheira, em Porto Velho, começaram a receber atendimento médico nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho- FIMCA na manhã desta sábado, 21 de junho, como parte de mais uma etapa do projeto "Atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população do bairro Castanheiras".

As famílias atendidas na FIMCA, neste fim de semana, foram cadastradas há dois meses na Associação dos Moradores. A partir de agora elas serão acompanhadas mensalmente pelos acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Turismo Ambiental, Serviço Social e Administração da FIMCA e Educação Física, da Faculdade Metropolitana. Na próxima etapa será incluído atendimento por parte do Curso de Odontologia.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elysângela Oliveira, esse trabalho faz a faculdade cumprir com sua responsabilidade social, leva o acadêmico para a realidade profissional, e ainda desperta neles os valores humanos. "Muitos acabam valorizando mais a profissão que escolheram depois que participam de atividades sociais como essas e descobrem como podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas".

O projeto, que vem sendo executado desde fevereiro deste ano já realizou mais de duzentos e cinqüenta atendimentos entre consultas médicas, exames, orientações. "Estas atividades fazem parte de um calendário de projetos sociais desenvolvidos e executados pela FIMCA e o projeto visa prestar atendimento permanente para esta comunidade e desta forma melhorar a vida destas pessoas", explica professora Elysângela.

Neste sábado foram disponibilizados exames complementares da parte de analises clínicas e os atendimentos, que se encerram ao meio dia, acontecem no ambulatório e demais laboratórios localizados no prédio vermelho. 

Professora Elysângela explicou que o atendimento desta vez está sendo feito no Campus por que a Instituição dispõe de toda estrutura que possibilita melhor atendimento a estas pessoas e também para criar a vinculação com a Faculdade para eles entenderem a FIMCA não apenas como uma Instituição de ensino, mas também como uma Instituição que presta serviços de saúde para a população.

Está programado para o próximo sábado, 28 de junho, o atendimento na comunidade do Cujubim Grande que contará com a participação de coordenadores, professores e acadêmicos dos dezessete Cursos da FIMCA e Metropolitana durante todo o dia. "Este ano a FIMCA irá se dedicar a dois projetos institucionais prioritários: Projetos Castanheiras e Ribeirinhos respectivamente. 

Fonte:  FIMCA
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)