Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Falta de planejamento e terceirização em hospitais preocupam comissão


A falta de planejamento e a terceirização nos hospitais públicos de Rondônia preocupam a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, que em diligência em Cacoal e São Francisco constatou a existência de ampla estrutura dos hospitais regionais sem funcionamento. Falta de planejamento e terceirização em hospitais preocupam comissão - Gente de Opinião

A diligência, na última quinta-feira (12), foi feita pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), vice-presidente da CDHM, que avalia a falta de planejamento como uma das questões mais graves para que os hospitais não funcionem.

“No caso do hospital regional de Cacoal pouca coisa está funcionando. Existem leitos vazios. Não há comunicação on line, a burocracia funciona tudo no papel, centralizada em Porto Velho, o que atrasa providências muitas vezes de urgência. Não há remédios na farmácia e a estrutura do hospital é decadente, fora dos padrões exigidos”, diz Padre Ton.

Padre Ton questiona como um hospital que ganhou R$ 30 milhões de compensação das usinas hidrelétricas do Madeira está nas condições encontradas, “com infiltração, cupim nas portas”, sem pleno uso. “Também faltam instrumentos cirúrgicos, e para ser uma unidade de alta complexidade há muito a ser feito para melhorar. Existem cerca de 700 funcionários, e muitos estão pedindo para sair, pedindo demissão, porque estão desmotivados”, conta.

Outra preocupação é com a terceirização. A lavanderia, a limpeza, o serviço de raio-x, a segurança e o fornecimento de gás são todos terceirizados. “A terceirização pode ser feita, mas é preciso absoluta transparência com isso e uma gestão séria dos contratos. A Comissão irá pedir informações sobre esses contratos”, declara Padre Ton.

O deputado, que irá produzir um relatório das diligências, disse que, em sua opinião, a saúde está ruim porque falta planejamento. ‘É um problema que o atual governador herdou. Nunca houve planejamento, e isso agora tem de ser modificado para que não aconteça mais o que estamos presenciando. A população precisando de saúde e os hospitais, que poderiam aliviar a demanda em Porto Velho, sem funcionar”.

São Francisco

Entregue ainda pelo vice-governador João Cahulla em 2010, quando ele assumiu o governo de Rondônia, o Hospital Regional de São Francisco, batizado com o nome de Juventina Cahulla - mãe do então governador - está fechado. “O hospital tem uma estrutura boa, mas vários equipamentos estão encaixotados, sem uso. O grande problema é a falta de médico na região, o prefeito tem muita dificuldade de contratar, e a manutenção desse hospital não pode ser jogada nas costas da prefeitura, que não tem caixa para isso”.

O deputado irá produzir um relatório sobre a situação encontrada para que seja apreciado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). “Iremos apresentar nesse documentos propostas de medidas que julgamos necessárias e também pediremos mais informações ao governo do Estado sobre essas duas unidades hospitalares”.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)