Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Exames no dia nacional prevenção e combate a hipertensão



A atividade foi realizada na unidade de saúde Osvaldo Piana e no Centro de Saúde Pedacinho de Chão. O alvo principal da atividade foram os pacientes cadastrados no programa de estratégia de saúde da família (ESF).

Andrea Rocha, diretora da unidade de saúde Osvaldo Piana, explica que atualmente três mil pessoas são cadastradas como hipertensos na unidade, recebendo medicamentos no programa de livre demanda. Participaram das atividades, acadêmicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Lucineide Mendonça, 44, dona de casa, relata que é a primeira vez que faz o teste, pois sente que sua pressão está um pouco alta. “A prevenção é o melhor caminho para evitar esses males”, desabafa a dona de casa. José Carlos Silva, 43, aposentado, relata que fez o teste nos últimos cinco anos. “Sou hipertenso e o meu médico me fez inúmeras restrições alimentares”, afirma o aposentado.

Para o médico clínico geral, Alan Nunes Rosa, enfatiza que o sedentarismo, maus hábitos alimentares, estresses se tornam ao longo da vida, o caminho mais perto para 60% da população apresentar o problema, que aos poucos está se tornando o mal do século.

Fonte: Saulo Bezerra


 

Mais Sobre Saúde