Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Estímulos da massagem beneficiam criança e idosos



 De acordo com recentes trabalhos clínicos, os benefícios dela também podem ser sentidos em casos de insônia, depressão e ansiedade, anorexia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo, redução de ansiedade e minimização de humor depressivo. “Tem-se descoberto inúmeros ganhos à vida de quem recebe massagem com freqüência, e com isso ela tem entrado cada vez mais na rotina das pessoas, em casa, no trabalho, ou mesmo consultas em horários alternativos ao trabalho ou escola”, explica o massagista Dimas Fonseca Júnior.

A técnica, geralmente utilizada por especialistas com uso terapêutico ou estético, é trabalhada de diversas formas, de acordo com a necessidade de quem receberá a massagem, através de gestos como amassamento, deslizamento, tapotagem, pressão, fricção e muitas outras.

Indicada para pessoas de todas as idades, a massagem deve seguir a orientação de um especialista que possa identificar o foco a ser trabalhado e sugerir o melhor tipo de método, pois é preciso ter cuidado com quem está em período pós-operatório, ou com febre, inflamação, além de doenças graves.

A massagem Ayurvédica-Yoga (que é associação das duas técnicas que formam o nome) pode oferecer os benefícios da eliminação de toxinas, ativação do sistema imunológico, ampliação da respiração, efeito anti- stress e antidepressivo.

Muito difundida na mídia através de sites e revistas que acompanham a vida de celebridades, os fundamentos e o processo da Ayurvédica, ainda, é pouco conhecido pelo público em geral. “Essa modalidade de massagem foi criada por Kussum Modak, que utiliza a combinação de óleos vegetais e um pó, que estimula a circulação sanguínea e aquece a musculatura com movimentos vigorosos com as mãos, pés e cotovelos para realização de manobras de alongamento, abertura das articulações e alinhamento da coluna. E tudo isso pode ser sentido com profundidade por quem recebe a massagem, já na primeira sessão”, explica Dimas Fonseca.

Com o uso da metodologia de Kussum Modak, o facilitador da técnica, realiza nos meses de agosto e setembro de 2011, em quatro módulos de três dias cada, o Curso de Formação Básica em Massagem Ayrvédica-Yoga para pessoas que já trabalham com massagem, profissionais da área de saúde, “e para pessoas que buscam o autoconhecimento”, completa Dimas.

As vagas são limitadas e podem ser confirmadas através dos fones: 9984 7194 falar com Silvania Oliveira, e 3026 2075/ 9229 6032 Dent Clin. E maiores informações também através dos e-mails, dimasfonsceajr@yahoo.com.br

Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Saúde