Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Estado convoca médicos para formar equipe de transplantes de rim


A Central Estadual de Transplantes (CET), está comunicando aos médicos, que queiram realizar o serviço de transplante de rim, para enviar ao CET a documentação necessária para a regulamentação. O objetivo do registro é formar equipes capacitadas e iniciar a realização dos transplantes. Atualmente o Estado possuiu 198 pacientes que precisam de transplante renal.

“O credenciamento da central junto ao Ministério da Saúde, que ocorreu em julho de 2006, foi o primeiro passo para realização dos transplantes. A segunda etapa é a regularização dos interessados, pois os serviços serão realizados de forma terceirizada. O CET já enviou ofícios comunicando os profissionais para a necessidade da habilitação para o trabalho”, explicou Inês Motta, coordenadora da central estadual.

Para o credenciamento junto ao CET, os médicos precisam entregar documentação específica. Diploma, certificado de especialização, certidão negativa de infrações éticas e documentos pessoais. Os profissionais também serão regulamentados junto ao Ministério da Saúde.

A CET mantém informações e registros de pacientes e doadores. A central é parte do Sistema Nacional de Transplantes, agilizando assim o acesso dos usuários que aguardam o tratamento. A central, também foi autorizada pelo MS para realizar transplantes de córnea em regime de urgência. Uma parceria entre o Governo de Rondônia e o Lions Clube de Porto Velho implantará um Banco de Olhos na Capital. A entidade comprará os equipamentos e o Estado cederá profissionais e espaço físico.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)