Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Estado combate infecção hospitalar


 

Com o objetivo de combater a infecção hospitalar, o governo de Rondônia está realizando a Semana de Atualização em Controle de Infecção. A qualificação, que acontece no Hotel Rondon em Porto Velho, teve início no último dia 16 e termina nesta sexta-feira (18). O curso envolve apresentação de trabalhos, palestras e oficinas temáticas. A capacitação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

O curso abrange temas como o fortalecimento das comissões de controle de infecção, vigilância epidemiológica, esterilização e desinfecção de artigos hospitalares, uso de saneantes, resíduos de serviços de saúde e responsabilidades civil e penal em controle de infecção hospitalar. Participam do treinamento técnicos de hospitais estaduais, hospitais conveniados com o SUS e representantes dos 52 municípios.

“Nossa meta é reduzir os riscos de infecção hospitalar em pacientes, visitantes e trabalhadores do sistema estadual de saúde pública. A administração Ivo Cassol entende que a capacitação é o melhor caminho para a multiplicação do conhecimento e com a participação dos municípios a concretização desse objetivo se torna mais efetiva”, afirmou Milton Moreira, secretário da Sesau.

Diagnóstico de infecção hospitalar - A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. A manifestação do problema pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar. 
 
Fonte: A/I SESAU 

Mais Sobre Saúde