Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Estado capacita profissionais em doenças respiratórias



Para fazer frente ao elevado número de doenças respiratórias que acometem crianças menores de cinco anos, a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau-RO) está capacitando profissionais das áreas médica, enfermeiros e técnicos que atuam nas unidades de Saúde do Estado. A capacitação sobre "Infecções Respiratórias Agudas com ênfase em Asna e Rinite' é coordenada pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Sesau, sendo que as palestras estão sendo oferecidas pelos médicos do Programa de Residência Médica em Pediatria.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, existe uma preocupação em proporcionar capacitação continuada para profissionais de áreas específicas, neste caso, as infecções respiratória agudas em crianças, onde os profissionais estarão atualizando informações para prevenir os riscos de agravamento, uma vez que elas são uma das principais causas de Mortalidade Infantil no Brasil", disse Milton Moreira. 

Em Rondônia, o Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIA-SUS/DATASUS/MS) registrou 3.854 casos de internações de crianças menores de cinco anos de idade, numa população equivalente a 176.399 crianças no ano de 2006. Já no ano seguinte, 2007, as Equipes de Saúde da Família atenderam 9076 crianças menores de dois anos. Destas, 760 foram apresentaram doenças respiratórias agudas, cerca de 8,37%. Outras 174 crianças menores de cinco anos foram hospitalizadas por pneumonias diversas.

A capacitação em infecções respiratórias tem uma programação que envolve essa estatística e está discutindo conceitos, situações de risco e agravamento, prevenção, avaliação da criança: sinal e sintoma, conduta e tratamento, envolvendo gripes e resfriados; pneumonias; asma e processo alérgico; protocolo de atendimento à criança com asma e rinite; amidalite, bronquite, rinite e sinusite.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)