Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Estado capacita profissionais em doenças respiratórias



Para fazer frente ao elevado número de doenças respiratórias que acometem crianças menores de cinco anos, a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau-RO) está capacitando profissionais das áreas médica, enfermeiros e técnicos que atuam nas unidades de Saúde do Estado. A capacitação sobre "Infecções Respiratórias Agudas com ênfase em Asna e Rinite' é coordenada pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Sesau, sendo que as palestras estão sendo oferecidas pelos médicos do Programa de Residência Médica em Pediatria.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, existe uma preocupação em proporcionar capacitação continuada para profissionais de áreas específicas, neste caso, as infecções respiratória agudas em crianças, onde os profissionais estarão atualizando informações para prevenir os riscos de agravamento, uma vez que elas são uma das principais causas de Mortalidade Infantil no Brasil", disse Milton Moreira. 

Em Rondônia, o Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIA-SUS/DATASUS/MS) registrou 3.854 casos de internações de crianças menores de cinco anos de idade, numa população equivalente a 176.399 crianças no ano de 2006. Já no ano seguinte, 2007, as Equipes de Saúde da Família atenderam 9076 crianças menores de dois anos. Destas, 760 foram apresentaram doenças respiratórias agudas, cerca de 8,37%. Outras 174 crianças menores de cinco anos foram hospitalizadas por pneumonias diversas.

A capacitação em infecções respiratórias tem uma programação que envolve essa estatística e está discutindo conceitos, situações de risco e agravamento, prevenção, avaliação da criança: sinal e sintoma, conduta e tratamento, envolvendo gripes e resfriados; pneumonias; asma e processo alérgico; protocolo de atendimento à criança com asma e rinite; amidalite, bronquite, rinite e sinusite.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Neste sábado (28), o prefeito Léo Moraes dá início a mais uma ação voltada à saúde da mulher em Porto Velho, o mutirão do implanon. A iniciativa vai

Equipamentos com tecnologia de IA agilizam exames no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho

Equipamentos com tecnologia de IA agilizam exames no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho

Com o objetivo de garantir atendimento eficaz e assistência imediata aos pacientes, o governo de Rondônia passou a utilizar, no Pronto-Socorro João

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Após seis meses de acompanhamento pós-cirúrgico, o governo de Rondônia, anuncia o sucesso do primeiro procedimento de alongamento ósseo para tratame

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)