Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Escolas recebem ação de prevenção às doenças parasitárias


 
A Santo Antônio Energia, em parceria com o Centro Universitário São Lucas, está levando este mês para as escolas dos reassentamentos construídos pela empresa uma importante ação de prevenção às doenças parasitárias mais comuns da região Amazônica.Escolas recebem ação de prevenção às doenças parasitárias - Gente de Opinião

A intenção é de que mais de duas mil crianças e adolescentes fiquem livres de piolhos, verminoses e de doenças provocadas por carrapatos. Orientações para evitar acidentes com animais peçonhentos também estão sendo divulgadas.

A Escola Municipal Cora Coralina, localizada em Jacy-Paraná, recebeu a ação nos últimos dias, quando acadêmicos de Biologia e de Medicina do Centro Universitário  usaram teatro, dinâmicas, maquetes, brincadeiras e até um microscópio para orientar para cuidados simples a serem praticados no dia a dia. “Para evitar piolhos, por exemplo, algumas ações são bastante eficazes como manter os cabelos limpos e presos, não compartilhar pentes ou escovas”, ensinou o acadêmico do terceiro período de Medicina, Anderson Santos, sob a supervisão do professor e biólogo Flávio Terassini. Para passar longe das verminoses, algumas das orientações são lavar bem as mãos após usar o banheiro e antes das refeições, manter as unhas limpas e cortadas, evitar andar descalço, beber água filtrada ou fervida, lavar e cozinhar bem os alimentos.

O vice-diretor da escola, João Santana, aprovou a iniciativa. “Estou satisfeito e as crianças estão muito alegres. Com estas atividades mais práticas e divertidas elas assimilam melhor as informações”, declarou.

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)