Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Enfermeiros participam de curso de Prevenção ao Câncer


 
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) iniciou na manhã desta segunda-feira (21/03), no centro de treinamento Simone Araújo, curso de atenção ao Climatério e à Prevenção de Câncer do Colo Uterino e Mama, para sessenta enfermeiros do município. Segundo Williames Pimentel, secretário da Semusa, o curso faz parte do programa de qualificação dos profissionais de enfermagem da prefeitura.

A capacitação tem a parceria dos Conselhos Regional e Nacional de Enfermagem (Coren e Cofen). “Queremos com este curso agregar ainda mais conhecimento aos nossos profissionais, que poderão atender com maior qualidade e prestando um serviço adequado e eficaz”, ressaltou Pimentel.

Lincoln Uchôa, representante do Conselho Federal de Enfermagem, destacou que a atualização de profissionais de saúde, realizada pelo município serve de exemplo para todo o Brasil. “ Investir nos profissionais é garantir atendimento de qualidade”, disse.

O secretário Pimentel salientou que além dos cursos a prefeitura tem investido em campanhas objetivando a prevenção. “A campanha realizada pela prefeitura em dezembro do ano passado, teve a participação de 5 mil mulheres. “Com estas coletas foi possível detectar cento e quarenta lesões,sendo de baixa, média e alta gravidade, sendo possível diagnosticar a tempo os cânceres de colo uterino e mama e encaminhar para tratamento”, citou.

Ele acrescentou que mais do que investir em estrutura física é preciso investir em material humano. “Não basta só ter a estrutura é necessário profissionais qualificados”, finalizou. O curso terá a carga horária de 40 horas e será ministrado em duas turmas.

O secretário acrescentou que o aluno mais dedicado neste curso e no de Feridas ocorrido no ano passado receberá um prêmio da Semusa, na primeira semana de abril “ Uma forma de incentivar a participação deste funcionários nestas capacitações, pelo empenho em se atualizar e consequentemente em oferecer um serviço de qualidade”, finalizou.

Fonte: Meiry Santos

Mais Sobre Saúde