Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Doutores Sem Fronteiras firmam parceria com Governo de Rondônia e terão auxílio de Barco Hospital


Doutores Sem Fronteiras firmam parceria com Governo de Rondônia e terão auxílio de Barco Hospital - Gente de Opinião
Após firmar parceria com o Governo de Rondônia, a ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) contará com apoio para atendimentos do Barco Hospital Walter Bartolo. O anúncio foi feito, recentemente, pelo coordenador da Unidade de Saúde Social Fluvial, Giovani Guastala, em nome do governador do estado, Marcos Rocha. Com a parceria será possível expandir atendimentos especializados odontológicos e médicos para as terras indígenas e comunidades ribeirinhas do Rio Guaporé e Mamoré.

O compromisso foi firmado e tudo encaminhado entre o presidente do DSF, Caio Eduardo Machado, e o coordenador Giovani Guastala, que se comprometeu em ir a São Paulo para assinar contrato e conhecer pessoalmente as instalações da ONG. “Estamos muito felizes com a parceria pelo segundo ano. Essa ação irá beneficiar centenas de indígenas e ribeirinhos que vivem às margens dos rios do Vale do Guaporé, tendo em vista a dificuldade nos deslocamentos na região”, comenta Caio.

A ONG DSF realiza a maior ação de odontologia do mundo em terras indígenas e comunidades ribeirinhas, com profissionais especializados e equipamentos de ponta como o Sistema Cerec Cad Cam, um scanner intra e uma fresadora 3D que proporciona a confecção de um elemento dentário definitivo em minutos.

“Com essa aproximação do DSF com o novo governo que iniciou recentemente, os mais beneficiados serão as famílias que irão receber esses atendimentos especializados”, pontua Caio Machado.

Entre os dias 25 de junho e 7 de julho, a ONG realizará a etapa de atendimentos na unidade fluvial nas comunidades: Deolinda, Barranquilha, Sotéri, Baía das Onças, Ricardo Franco e Surpresa. No estado realizam ainda atendimentos nas terras indígenas Sete de Setembro e Igarapé de Lourdes, entre 8 e 23 de julho.

Parceria
A Doutores Sem Fronteiras é financiada pelos próprios participantes e empresas privadas, também contam com parcerias de ONGs da região, governo Federal e Estadual, no apoio em logística e alimentação. Para 2019, a ONG conta também com a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, DSEI Vilhena, Fundação Nacional do Índio (Funai), Associação Kanindé e Associação Metareila.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)