Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 05h55
Danilo Macedo
Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff escreveu ontem (1º) em sua conta no Twitter que o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo, é uma data para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV. Dilma observou que o Ministério da Saúde está lançando campanha para disseminar os testes gratuitos e rápidos que detectam a presença do vírus no organismo.
“Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade”, escreveu a presidenta, acrescentando que não se brinca com o vírus HIV e que o governo está avançando no protocolo para dar início ao tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus. “Vários estudos demonstraram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV”.
O Ministério da Saúde anunciou hoje mudanças no atendimento de pessoas com HIV para que o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja iniciado imediatamente após o diagnóstico. Além de reduzir as possibilidades de transmissão, a medida tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.
Desde que o SUS iniciou a oferta do antirretroviral, há 17 anos, 313 mil pessoas fizeram o tratamento no país. Com o novo protocolo, a estimativa é que mais 100 mil pessoas sejam incluídas.

Edição: Andréa Quintiere
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)