Sexta-feira, 14 de novembro de 2008 - 17h06
Paula de Castro
Agência Brasil
Brasília - Você passa horas assistindo televisão e comendo guloseimas? Tem vida sedentária e vive brigando com a balança? Se respondeu sim a uma dessas perguntas você é um forte candidato a desenvolver o diabetes. A doença afeta cerca de 246 milhões de pessoas no planeta e está sendo lembrada hoje (14), Dia Mundial do Diabetes.
O tema da campanha de prevenção a doença é o mesmo adotado no ano passado: diabetes em crianças e adolescentes, como explica a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marília de Brito Gomes. "É um dia mundial pra gente alertar a população sobre a doença. Ou seja, que nós devemos tomar medidas preventivas para evitar que ocorram novos casos de diabetes".
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o diabetes causa 5% de todas as mortes por ano, e 80% das pessoas que têm a doença vivem em países de baixa ou média renda. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões de pessoas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que a ocorrência do diabetes no Brasil é de 5,2% na população acima de 18 anos, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão afirma que 40% da população está acima do peso e entre eles estão os jovens e adolescentes. "A garotada cada vez mais está ligada na internet, na televisão e no video game e às vezes sem lugar pra brincar fica muito dentro de casa sem fazer atividade física. E Isso está criando no mundo, não só no Brasil, uma epidemia de obesidade e de diabetes."
Temporão defende que a solução para enfrentar o problema é educação e informação, mudança de padrão alimentar e prática reguçar de atividade física.
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO
Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)