Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em Rondônia


Durante o evento, que acontece as 9h00, no prédio da Fhemeron, em Porto Velho , será lançada a campanha "Doador de Sangue! Somos Filhos do Amor". A data comemorativa foi fixada por organismos internacionais, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrada em mais de 70 países.

"O dia é uma oportunidade de agradecimento aos voluntários, que são à base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. Nos hospitais há sempre inúmeros pacientes que precisam da transfusão para ter um novo dia. Ser doador de sangue é um privilégio, pois o doador tem que estar em perfeitas condições de saúde" declarou Milton Moreira secretário da Sesau.

Segundo a presidente da Fhemeron José Martins, a meta da administração Ivo Cassol é aumentar o estoque de hemoderivados da fundação. "Você pode fazer parte dessa campanha doando, divulgando e, sobretudo, acreditando que vale a pena ser solidário. Neste exato momento, alguém precisa de sangue e cada doação você prolonga quatro vidas e renova a sua. Esperamos conscientizar o maior número de pessoas, pois a demanda por sangue, tem aumentado nos últimos anos".

Material descartável - Para se tornar um doador, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características: ter entre 18 e 65 anos, ter um peso acima dos 50 kg, não estar grávida ou amamentando, não estar gripado ou com febre, não ter contraído malaria e nem ter recebido transfusão nos últimos 12 meses.

O material utilizado é descartável e não apresenta risco de contrair doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. O doador deve apresentar documento original, com foto.  
 
Fonte: Amazonia.org  - Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)