Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia Mundial da Visão 2010 marca contagem regressiva para o fim da cegueira


 
O Dia Mundial da Visão, comemorado amanhã (14), traz como destaque a contagem regressiva para 2020, data limite para eliminar a cegueira por causas evitáveis do mundo. A iniciativa mundial, segundo o oftalmologista Ítalo Cavalcante, da Clínica Oftcenter de Porto Velho, se desenvolve ante o preocupante número crescente de doenças oculares. “O objetivo é dar a milhões de pessoas desnecessariamente cegas hoje, o direito à visão”, destaca.

De acordo com doutor Ítalo Cavalcante, hoje 4% da população mundial é cega ou tem problemas de visão. O mais intrigante é que 80% das causas de cegueira são evitáveis. Um estudo feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que as duas principais causas de cegueira evitável ou curável na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, são: a catarata e a falta de óculos.

“A catarata é uma patologia que deixa a visão turva. No início, reduz a qualidade da visão, as feições não mais nítidas e as cores tornam se foscas. Em outras palavras, o indivíduo vai perdendo a visão até o grau mais extremo, que é a cegueira. Seu surgimento faz parte do processo de envelhecimento. Chegar aos 80 anos sem o problema é raro. A boa notícia é que mesmo em estágio avançado pode ser corrigida por meio de cirurgia”, afirma o doutor.

Ítalo Cavalcante explica ainda, que além da catarata e a falta de óculos, a pobreza é um dos fatores que também está diretamente ligado a cegueira. No Brasil, por exemplo, 90% das pessoas atingidas pela cegueira são de baixa renda. “A pobreza e a desinformação andam junto. As pessoas não sabem que existem doenças que provocam cegueira irreversível, que podem ser tratadas, afirma Cavalcante.

Fonte: Diana Braga.
DRT-725 /RO

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)