Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 - 16h10
O Dia Mundial da Visão, comemorado amanhã (14), traz como destaque a contagem regressiva para 2020, data limite para eliminar a cegueira por causas evitáveis do mundo. A iniciativa mundial, segundo o oftalmologista Ítalo Cavalcante, da Clínica Oftcenter de Porto Velho, se desenvolve ante o preocupante número crescente de doenças oculares. “O objetivo é dar a milhões de pessoas desnecessariamente cegas hoje, o direito à visão”, destaca.
De acordo com doutor Ítalo Cavalcante, hoje 4% da população mundial é cega ou tem problemas de visão. O mais intrigante é que 80% das causas de cegueira são evitáveis. Um estudo feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que as duas principais causas de cegueira evitável ou curável na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, são: a catarata e a falta de óculos.
“A catarata é uma patologia que deixa a visão turva. No início, reduz a qualidade da visão, as feições não mais nítidas e as cores tornam se foscas. Em outras palavras, o indivíduo vai perdendo a visão até o grau mais extremo, que é a cegueira. Seu surgimento faz parte do processo de envelhecimento. Chegar aos 80 anos sem o problema é raro. A boa notícia é que mesmo em estágio avançado pode ser corrigida por meio de cirurgia”, afirma o doutor.
Ítalo Cavalcante explica ainda, que além da catarata e a falta de óculos, a pobreza é um dos fatores que também está diretamente ligado a cegueira. No Brasil, por exemplo, 90% das pessoas atingidas pela cegueira são de baixa renda. “A pobreza e a desinformação andam junto. As pessoas não sabem que existem doenças que provocam cegueira irreversível, que podem ser tratadas, afirma Cavalcante.
Fonte: Diana Braga.
DRT-725 /RO
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)